Governo de Rondônia
27/02/2025

AÇÕES PREVENTIVAS

Prevenção contra infecções e vacinação em dia são essenciais para manter saúde e aproveitar o Carnaval com segurança

27 de fevereiro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

O autoteste de HIV é um teste prático e seguro que pode ser realizado em casa, garantindo total privacidade

Com o tema “No Carnaval, a única coisa que deve ser contagiante é a alegria! Previna-se contra as IST!”, o governo de Rondônia lança a campanha estadual de Carnaval 2025. A iniciativa, executada por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), tem o objetivo de conscientizar a população, especialmente os jovens de 15 a 29 anos, sobre a importância da prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e hepatites virais.

A gerente epidemiológica da Agevisa/RO, Arlete Baldez, destaca a importância da campanha frente ao avanço das IST. Embora a mortalidade por Aids tenha atingido a menor taxa desde 2013 (3,9 óbitos por 100 mil habitantes), o alto número de infecções na população jovem reforça a necessidade de prevenção. “Em 2023, o Brasil registrou um aumento de 4,5% nos casos de HIV em relação ao ano anterior, e em Rondônia, esse crescimento foi ainda mais expressivo, chegando a 15,47%. A Região Norte tem a maior taxa de detecção do país, com 26%. A faixa etária mais afetada é entre 20 e 29 anos, representando 37,1% dos casos, e 41% das notificações são de homens. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais.”

Diante desse cenário, o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, reforçou que as ações preventivas do governo do estado durante o Carnaval acontecerão em blocos de rua, festas e unidades de saúde, nos 52 municípios de Rondônia, garantindo que a prevenção esteja ao alcance de todos. “Estamos intensificando as ações de prevenção em todo o estado. Foram distribuídos 424.800 mil preservativos masculinos, 66 mil preservativos femininos, 17.800 mil géis lubrificantes, 1.870 mil autotestes para HIV e 155.375 mil testes rápidos para IST, como HIV, sífilis e hepatites B e C”, enfatizou.

PREVENÇÃO 

Além da prevenção combinada, a Agevisa/RO orienta a atualização da carteira de vacinação

A campanha reforça a importância do uso de preservativos e da adesão à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), indicada para qualquer pessoa a partir de 15 anos que esteja em situação de maior risco e vulnerabilidade para o HIV; e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) disponível para qualquer pessoa que se expôs à infecção pelo HIV, IST e hepatites virais, seja por: violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento) ou acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

A gerente epidemiológica da Agevisa/RO explica que a pessoa deve procurar o serviço de saúde imediatamente (entre 2 horas a 72 horas) após a exposição, pois o ideal é iniciar a profilaxia em até duas horas. “Além da PrEP e da PEP, outras medidas preventivas podem ser tomadas para manter a vigilância em saúde.”

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O autoteste de HIV é um teste prático e seguro que pode ser realizado em casa, garantindo total privacidade, que identifica a presença de anticorpos contra o vírus no sangue ou na saliva, permitindo um diagnóstico precoce, o que melhora as chances de um tratamento eficaz.

O teste rápido é outra opção simples e segura para detectar HIV, sífilis e hepatites B e C, com resultado disponível em apenas 30 minutos e acompanhamento antes e depois do exame. É um teste de triagem, portanto, se o resultado do teste for positivo (reagente), a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde para confirmação do caso, e receber tratamento.

VACINAÇÃO 

Outra fator essencial para manutenção da saúde é a atualização da caderneta de vacinação. “Com prevenção e responsabilidade, o Carnaval 2025 será uma festa de alegria e saúde para todos. O SUS oferece diversas vacinas para a população. A vacina contra hepatite B é recomendada para todas as pessoas, especialmente crianças e gestantes não imunizadas. A vacina contra o HPV protege contra infecções, lesões pré-cancerosas e câncer de colo de útero, sendo indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos e para alguns grupos específicos até 45 anos. Também estão disponíveis imunizações contra covid-19 e Influenza”, ressaltou o diretor-geral da Agevisa/RO.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Comunicação, Governo, Governo Fez e Faz, Políticas Públicas, Porto Velho, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo