Governo de Rondônia
11/12/2024

ESTRATÉGIA E SEGURANÇA

Oficina para estruturação de Núcleo de Segurança do Paciente institui práticas funcionais

10 de dezembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Oficina para estruturação do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica em Segurança do Paciente encerra nesta terça-feira (10)

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) encerram, nesta terça-feira (10), uma Oficina para estruturação do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica em Segurança do Paciente (Negesp) no âmbito da Sesau.

A Agevisa/RO já trabalha com programas sobre o tema há mais de uma década. Inicialmente, atuava nos hospitais públicos, treinando e capacitando os profissionais para melhorar as práticas de segurança do paciente. Mais adiante, o programa estendeu para as unidades de saúde particulares, e hoje, vários hospitais de rede privada têm seu programa interno de segurança do paciente.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enalteceu a parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass) no assessoramento para estruturação do Negesp. “Este é um programa muito importante para a vida dos pacientes. São práticas que precisam ser levadas para além das unidades hospitalares, e alcançar todo o serviço de saúde, onde haja assistência ao paciente.”

A abertura da Oficina foi realizada na segunda-feira (9), no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), em Porto Velho. O secretário da Sesau, Jefferson Rocha e o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, prestigiaram a cerimônia e falaram de suas expectativas.

O treinamento para a estruturação do Negesp da Sesau Rondônia foi aplicado pelas assessoras técnicas do Conass, Helaine Capucho, Carla Ulhôa André e Cecília Brito. Durante o evento, as servidoras destacaram a importância de estratégias integradas que minimizem riscos e melhorem as práticas.

O diretor-geral da Agevisa/RO destacou a importância de se garantir cada vez mais a segurança do paciente, até mesmo para preservar a imagem institucional da saúde pública. “Em Rondônia já trabalhamos a integração dos programas de Segurança do Paciente com o programa de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Um não pode excluir nem substituir o outro.”

O secretário da Sesau fez uma reflexão acerca da sensibilidade do tema. “Não é só os leitos de terapia intensiva e serviços de diálise. Às vezes, um simples curativo feito fora das normas e padrões, pode evoluir para um problema mais grave de saúde”, frisou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valbran Junior
Fotos: Pedro Adilon
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo