COVID-19

Mais de seis mil pessoas foram vacinadas contra covid-19 durante drive-thru em Ji-Paraná

28 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de dois mil veículos foram registrados no drive trhu, que aconteceu no espaço de um antigo posto de combustível

Mais um drive-thru de vacinação foi concluído com sucesso na quinta feira (26), em Ji-Paraná. Resultado das 12 mil doses repassadas pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), à Gerência Regional de Saúde, que prontamente destinou seis mil unidades para Prefeitura Municipal, por intermédio da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para vacinação de adolescentes com comorbidades, entre 12 e 17 anos, além de grupos anteriores.

Na ação 6.094 pessoas foram imunizadas no drive thru que aconteceu em um posto de combustível desativado no Bairro 2 de Abril, em Ji-Paraná. Pessoas que em sua maioria vieram de carro, moto, bicicleta ou a pé.

Adolescentes com comorbidades, de 12 a 17 anos foram vacinados

Em menos de duas semanas, o Poder Executivo já havia repassado 40 mil doses a regional de Ji-Paraná, sendo mais de 15 mil doses. O município que já recebeu um grande aporte do Estado; com leitos de UTI, insumos, medicamentos, equipamentos e 126.630 doses de vacinas contra a covid-19, que desde os primeiros casos registrados, em março de 2020, vem registrando record de vacinação e já imunizou 67,3% da população com aplicação de 85.247 doses até o dia 26 de agosto.

“Graças a Deus, reduzimos os casos de covid-19 em Rondônia, o que reflete diretamente nos índices de ocupação dos leitos de UTI. Esse alinhamento entre Os Governos Federal, Estadual e Municipal vem dando uma grande resposta à população nas ações de enfrentamento ao coronavírus, desde que a pandemia iniciou. É um fato histórico para Rondônia, que demonstra a preocupação e sensibilidade do governador Marcos Rocha”, detalhou o secretário executivo da Casa Civil em Ji-Paraná, Everton Esteves.

Além de servidores da Semusa e de outras pastas da administração municipal, a ação envolveu mais 150 voluntários. “Este é nosso 4º drive-thru seguido com mais de seis mil doses aplicadas. Esses números são reflexo da dedicação dos servidores municipais e de cada um dos voluntários que participam da campanha. Com a participação de todos, vamos conseguir fazer com que Ji-Paraná fique livre da covid-19”, pontuou o prefeito, Isaú Fonseca.

Para o gerente regional de saúde, Alexandre Mattes Tavares, o governador Marcos Rocha está dando uma resposta de seu compromisso com a população. “Temos hoje em Ji-Paraná 52,2% dos homens imunizados e 47,8% das mulheres vacinadas. Só de aplicação da 1ª dose, são 62.739, já a 2ª foi aplicada em 22.508 pessoas. A tendência de aumentar ainda mais, graças ao suporte dado pelo Governo do Estado”, salientou.

Equipe do Detran organizou o trânsito durante a ação

Toda a logística de organização do trânsito nas imediações do local do drive thru, ficou na responsabilidade da equipe de fiscalização da Lei Seca da Ciretran e do Posto Avançado do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran), que envolveu cerca de 12 profissionais, em pontos estratégicos com objetivo de orientar a população, evitar acidentes e os famosos fura-filas.

“O trabalho da fiscalização que o Detran promove, é justamente para organizar o trânsito, fechando as ruas onde passa a fila da vacina, priorizando a população que será vacinada, com isso evitamos dissabores com os fura-filas, e quando constatamos pedimos para sair e retornar para o final da fila. Aqui nós priorizamos aqueles que já estavam desde o começo, até por que a fila é organizada por ordem de chegada. Além de orientar a população sobre as doses aplicadas e faixa etária atendida, sanamos dúvidas sobre os acessos e retorno, promovendo fluidez com segurança do trânsito em torno do drive thru”, explicou a chefe do posto Avançado do Detran, Luara Letícia Lima.

Mais de dois mil veículos foram registrados no drive thru, que contou com apoio da Policia Militar e dos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT).

Texto: Wilson Neves
Fotos: Wilson Neves

Economia, Empresas, Evento, Fiscalização, Governo, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito