Governo de Rondônia
27/04/2024

SAÚDE

Inscrições abertas para o 2º Passeio Ciclístico em alusão à doença de Chagas e o Abril Verde

22 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O 2º passeio ciclístico tem como meta dar visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e o Abril Verde

O projeto Agevisa Em Ação está promovendo o 2º Passeio Ciclístico em celebração ao Dia Mundial da Doença de Chagas e o Abril Verde. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no link: https://forms.gle/kbYaF7sTinwpuNvL8, onde consta o formulário de inscrição. Durante o evento, os participantes poderão desfrutar de orientações de saúde, atividades esportivas e outras atividades desportivas, sem fins lucrativos e com foco na saúde. Além disso, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) conta com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), para o sorteio de bicicletas entre os inscritos, e outros brindes.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima ressaltou a relevância da prática regular de exercícios físicos para a promoção da saúde, e convida a sociedade a participar ativamente do passeio. O evento está agendado para o dia 13 de abril de 2024, com a concentração programada para as 15h30, no canteiro central do Espaço Alternativo, em Porto Velho. A previsão de encerramento é para as 18h30. “O objetivo do evento é aumentar a conscientização sobre saúde e prevenção, incentivando hábitos saudáveis que promovam a qualidade de vida dos cidadãos”, pontuou.

ESTRATÉGIA

O percurso do passeio será pelas Avenidas Jorge Teixeira, Santos Dumont, Lauro Sodré e retorno ao Espaço Alternativo, totalizando 13 quilômetros. Para o conforto dos participantes é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, capacete de ciclista ou boné. Haverá distribuição gratuita de água ao longo do trajeto, e os 400 primeiros participantes inscritos a chegarem na concentração receberão camisetas do evento.

O governador de Rondônia Marcos Rocha, evidenciou a importância da ação para os trabalhadores e a população em geral. “O ciclismo é uma atividade prazerosa que proporciona benefícios físicos, mentais, sendo também uma excelente oportunidade para o cidadão se exercitar ao ar livre, em contato com a natureza, junto à família e amigos”, salientou.

DOENÇA DE CHAGAS

O Dia Mundial da Doença de Chagas é celebrado em 14 de abril, e o coordenador Estadual da doença de Chagas da Agevisa, José Maria Silva Nobre relatou quanto à relevância da descoberta em 1909, pelo sanitarista brasileiro Carlos Chagas, enquanto combatia a malária no interior de Minas Gerais. A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi  que usa o barbeiro como hospedeiro. O nome do protozoário faz uma homenagem ao cientista Oswaldo Cruz. “A conscientização sobre a doença é essencial para melhorar as taxas de tratamento precoce e cura, juntamente à interrupção de sua transmissão. O passeio é uma oportunidade para dar visibilidade sobre esta doença tropical tão negligenciada”, alertou.

ABRIL VERDE

A gerente técnica da Vigilância em Saúde do Trabalhador (GTVISAT), Elisane Melo disse que o Movimento Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. Surgindo como uma lembrança do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado em 28 de abril, o Abril Verde tem como meta sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, muitas vezes evitáveis.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Lucas Maximus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo