27/04/2024

TUBERCULOSE

Governo de Rondônia lança campanha e mobiliza municípios para o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

20 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Todos os órgãos sanitários públicos foram convidados a participar da mobilização

O Governo de Rondônia está mobilizado para o “Dia Mundial de Combate à Tuberculose”, 24 de março, com uma intensa campanha de conscientização, e a programação está em andamento e se estenderá até 27 de março. O evento de lançamento ocorreu em Porto Velho, nesta quarta-feira, com a presença de autoridades de saúde estaduais e municipais. O objetivo da mobilização é ampliar a divulgação dos sinais e sintomas da doença em cada município, e realizar ações em referência ao dia alusivo ao combate da doença.

Durante o evento, foi apresentado um panorama da tuberculose no Estado, com destaque para casos de tratamento bem-sucedidos, em Porto Velho, e o trabalho de busca ativa realizado pelo consultório de rua. Todos os órgãos sanitários públicos foram convidados pela Coordenação Estadual da Agevisa a participar da mobilização. A tuberculose é uma doença grave, infecciosa e transmissível, que pode levar à morte se não for diagnosticada e tratada precocemente. Continua a merecer especial atenção dos profissionais de saúde e da sociedade, obedecendo a todos os critérios de priorização de um agravo em saúde pública, ou seja, de grande magnitude, transcendência e vulnerabilidade.

ESTATÍSTICAS

Agevisa, Sesau e Semusa participaram da solenidade de abertura

Dados parciais, registrados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) revelam que, somente em 2023, foram notificados 723 novos casos de tuberculose em Rondônia. Dessas notificações, 73 foram classificadas como pessoas que abandonaram o tratamento. A maioria dos casos foi registrada em Porto Velho, e a consolidação da estatística está prevista para outubro deste ano.

A coordenadora Estadual do Controle da Tuberculose da Agevisa, Nilda Barros ressaltou a preocupação com o alto percentual de abandono de tratamento em Rondônia, e enfatizou a importância da adesão ao tratamento para garantir a cura.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima destacou os indicadores preocupantes no Estado, a exemplo do alto índice de abandono de tratamento e o aumento da mortalidade. “Para fortalecer a saúde pública foi lançado o “Plano para Eliminação da Tuberculose”, traçado pelo Ministério da Saúde em 2023, com o objetivo de eliminar a doença como um problema de saúde pública em todo o território nacional, até 2030”, justificou.

Em face dos desafios, o Governo do Estado realiza a mobilização, enfatizando a importância da conscientização da população sobre os riscos da tuberculose e a necessidade de buscar ajuda médica ao primeiro sinal de sintomas, além de seguir rigorosamente o tratamento prescrito. Ações de conscientização, como a presente campanha, desempenham um papel crucial na prevenção e controle dessa doença devastadora.

HISTÓRICO

O dia 24 de março, Dia Mundial da Tuberculose é celebrado para aumentar a conscientização sobre as consequências da doença. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

COORDENAÇÃO

A mobilização está sob a Coordenação Estadual de Controle da Tuberculose, da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa); com participação técnica da Gerência de Programas Estratégicos em Saúde (GPES), do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau); e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa).

Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon

Alta Floresta do Oste, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheira, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão do Oeste, Evento, Governador Jorge Teixeira, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Monte Negro, Municípios, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Porto Velho, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Rolim de Moura, Rolim de Moura, Rondônia, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Saúde, Seringueiras, Serviço, Servidores, Sociedade, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari, Vale do Paraíso, Vilhena