Governo de Rondônia
27/04/2024

ESTRATÉGIAS

Governo de Rondônia elabora 70 notas técnicas com medidas de orientação para o combate à Covid-19

28 de janeiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

As notas técnicas são como protocolos orientativos, sobre como deve proceder uma determinada ação


Desde o início do cenário pandêmico em Rondônia, o Governo do Estado, por meio da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), não tem medido esforços em buscar, da melhor forma possível, estratégias assertivas no enfrentamento da Covid-19. Com esse propósito, o Executivo desenvolveu, de forma imediata, mais de 70 Notas Técnicas, contidas no Protocolo de Vigilância Sanitária.

Buscando sempre agilidade e primando pela saúde da população, o Governo de Rondônia elaborou, prontamente, a primeira nota técnica ainda em março de 2019, período em que já eram registrados casos da doença. Desde então, diversas notas foram elaboradas no âmbito de vários segmentos.

Com a pandemia, os decretos trouxeram mais autonomia às notas técnicas

Nesse contexto da pandemia, a Nota Técnica é um documento que normatiza o funcionamento das empresas, e possui recomendações fundamentais, objetivando que setores e clientes estejam preparados para o novo momento.

O foco principal é evidenciar a preocupação em manter a saúde e bem-estar de colaboradores, proprietários e clientes, até que tudo volte à normalidade, ou até que sejam estabelecidas novas formas de ambientalização ao longo das experiências vividas, a partir do distanciamento social controlado, para a pandemia causada pela Covid-19.

De acordo com a gerente técnica de vigilância sanitária da Agevisa, Vanessa Ezaki, as notas técnicas são como protocolos orientativos, sobre como deve proceder uma determinada ação. A elaboração de decretos valida ainda mais o Protocolo de Vigilância Sanitária. “Trata-se de um material técnico produzido por especialistas na área, com orientações sobre determinados temas que precisam ser cumpridas por grupos específicos. Com a pandemia, os decretos trouxeram mais autonomia a essas notas. Conseguimos executá-las por meio dos decretos determinados pelo governador do Estado”, detalhou.

A gerente explica ainda que todos os protocolos de ambientalização e sanitários foram criados através da Vigilância Sanitária do Estado. Qualquer cidadão pode ter acesso às notas técnicas, por meio do portal do Governo de Rondônia: https://rondonia.ro.gov.br/agevisa.

Das mais de 70 notas técnicas elaboradas, algumas se destacam em virtude do cenário pandêmico em Rondônia. A exemplo da Nota Técnica n° 20, que trata sobre o protocolo com orientações sanitárias para funcionamento de shopping centers e galerias.

Outro destaque no Protocolo de Vigilância Sanitária é a Nota Técnica n° 30, em que há recomendações sanitárias para intensificar as ações de prevenção relacionadas à Covid-19, voltadas para proprietários de lojas de eletrodomésticos, móveis, utensílios, acessórios pessoais e afins, além de outras notas que enfatizam a importância da higienização e medidas preventivas, como o uso obrigatório da máscara.

Também há outras que se destacam, como as notas técnicas nº 34 (contendo a nota nº 60 como complementar), nota nº 63, n° 64 e n° 65.

O Governo do Estado busca, de todas as formas possíveis, aplicar medidas preventivas e restritivas, quando necessário, a toda a população para que, em breve, os rondonienses possam respirar um fôlego de alívio, desafogando as unidades de Saúde, com a esperança de novos tempos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Daiane Mendonça e Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo