31/08/2024

VIGILÂNCIA E SAÚDE

Governo de RO realiza treinamento para aperfeiçoar técnicos que atuam no enfrentamento das arboviroses

31 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A formação atendeu equipe técnica que atende o município

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) está promovendo um treinamento para técnicos de vigilância das Gerências Regionais de Saúde (GRS) que atuam como apoiadores no controle das arbovirores (doenças causadas por arbovírus, que são vírus transmitidos por artrópodes, como insetos e aracnídeos) nos municípios. O evento, que ocorre de 26 a 31 de agosto, em Ariquemes, faz parte de uma série de ações do governo de Rondônia para fortalecer o sistema de saúde estadual, especialmente no enfrentamento das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

O objetivo do treinamento é capacitar e atualizar os profissionais que atuam na vigilância em saúde, garantindo que estejam preparados para utilizar os sistemas de informação do Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SISPNCD) e Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa/LIAa). Essas ferramentas são essenciais ao monitoramento e controle do Aedes aegypti, vetor das principais arboviroses que afetam o estado.

De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, a capacitação objetiva melhorar a habilidade técnica dos profissionais, e habilitá-los a multiplicar o conhecimento adquirido em suas respectivas regiões. O treinamento inclui aulas teóricas e práticas, abordando desde a instalação e configuração dos sistemas até a geração de relatórios detalhados sobre a situação entomológica nas localidades.

“Essa iniciativa do governo é fundamental para garantir que nossas equipes de saúde estejam alinhadas e preparadas para atuar de forma eficaz no controle das arboviroses. Com a atualização nos sistemas de informação esperamos melhorar a resposta no controle ao Aedes aegypti, especialmente durante o período epidêmico”, destacou o diretor-geral.

CAPACITAÇÃO

A realização do LIRAa/LIAa, um dos focos do treinamento, é fundamental para identificar os níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti e orientar as ações de controle vetorial. Os resultados gerados por esse levantamento permitem direcionar de forma mais precisa as ações de mobilização social, manejo ambiental e educação em saúde, contribuindo significativamente à redução dos casos de dengue e outras arboviroses.

O técnico da Agevisa/RO, Christian Robert Mariúba Ramos, coordenador da formação, afirma que o sistema SISPNCD, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, é uma ferramenta estratégica ao controle da dengue, e sua operacionalização eficaz nos municípios é prioridade para o governo estadual.

“O treinamento é uma resposta às necessidades identificadas nas seis regionais de saúde do estado e representa um avanço significativo na integração das ações de vigilância em saúde ambiental, sanitária e epidemiológica. Ao final do evento, espera-se que os técnicos estejam não apenas atualizados, mas também prontos para disseminar o conhecimento adquirido, fortalecendo as ações de saúde pública em Rondônia”, evidenciou Magna Covre Coordenadora Estadual da Vigilância e Controle das Arboviroses.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Aurimar Lima