21/06/2024

IMUNIZAÇÃO

Governo de RO oferta vacinas disponíveis em campanhas no Espaço Saúde

12 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Espaço Saúde funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo das 12h às 22h

Com objetivo de aumentar a cobertura vacinal dos diversos tipos de vacina, tanto de campanhas quanto as que fazem parte do calendário nacional de vacinação, o governo de Rondônia tem aplicado uma média de 100 vacinas por dia no Espaço Saúde, ambiente recém-inaugurado no segundo piso de um estabelecimento comercial localizado na Avenida Prefeito Chiquilito Erse, nº 3.288, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho. O horário de funcionamento do espaço é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e no domingo das 12h às 22h.

A ação é uma parceria entre os governos estadual e federal, que fornecem as vacinas; e municipal, responsável pela aplicação. É desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), que conserva e distribui as vacinas.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos do estado na criação de mais um espaço voltado à saúde fortalece as ações de controle de doenças preveníveis, bem como, oportuniza a promoção de melhorias nos cuidados com a sociedade, tornando os serviços mais acessíveis à população.

POLIOMIELITE

Campanha de vacinação anti-polio vai até sexta-feira (14)

Desde a inauguração, no dia 31 de maio, até o dia 9 junho, foram aplicadas no Espaço Saúde 1.035 doses de vacinas, com ênfase para o dia 8 de junho, quando foi realizado o Dia ‘D’ de vacinação contra poliomielite.

Neste dia foram aplicadas 100 doses somente de pólio. Por estar em plena campanha, a vacina contra poliomielite tem sido a mais procurada. A campanha nacional, voltada para crianças de até cinco anos, se estende até sexta-feira (14) em todas as unidades de saúde do município, além do Espaço Saúde.

Segundo o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, a Agência tem buscado manter campanhas de vacinação ao longo de todo o ano, com o intuito de aumentar os indicadores de cobertura vacinal de todas as doenças preveníveis com vacinação. “Criamos, inclusive, um incentivo para premiar os municípios que atingirem os melhores índices”, frisou.

COVID

O Espaço Saúde disponibiliza também a nova versão do imunizante contra uma cepa atual da covid-19, subvariante ômicron XBB 1.5.  A vacina monovalente (XBB) é utilizada em todas as faixas etárias acima de 6 meses de idade. Para recebê-la é preciso ter se vacinado com um dos imunizantes contra a covid-19 há, no mínimo, três meses.

Crianças não vacinadas ou que nunca receberam alguma dose da vacina covid-19 deverão receber duas doses da vacina XBB, da fabricante Moderna. O esquema primário deverá ser com o mesmo imunizante, com aplicação da 2ª dose quatro semanas após a aplicação da primeira.

Crianças incompletamente vacinadas com vacinas covid-19 originais (CoronaVac ou Pfizer pediátrica), deverão completar o esquema com a vacina disponível. Já crianças com idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias, e completamente vacinadas com vacinas covid-19 originais (três doses), deverão receber mais uma dose da vacina monovalente (XBB).

Além da anti-pólio e XBB contra a covid, o Espaço Saúde disponibiliza as seguintes vacinas:

• Hepatite A e B;
  • Pentavalente;
  • Pneumocócica 10;
  • Meningocócica C;
  • Febre Amarela;
  • Tríplice Viral;
  • Rotavírus;
  • TetraViral;
  • DTPA;
  • DT;
  • HPV;