Força-tarefa mobiliza população no “Dia ‘D’ de Combate à Dengue”, em Rondônia

16 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Governo do Estado deu iniciou à mobilização denominada “Dia ‘D’ de Combate à Dengue”

Neste sábado (16), o Governo de Rondônia mobilizou uma força-tarefa para reforçar ações de combate à dengue, declarando o “Dia ‘D’ de Combate à Dengue”. Sob coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), equipes compostas por técnicos e voluntários de diversas instituições se uniram em uma ampla operação, percorrendo várias ruas de Porto Velho, orientando os moradores quanto à importância de se eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.

A ação mobilizou equipes da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa); Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho; Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO); Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO); Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO); Secretaria de Estado de Comunicação (Secom); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam); Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO); Marinha do Brasil; Força Aérea Brasileira (FAB); Policia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Federação do Comércio do Estado de Rondônia; Centro de Educação Técnico-Profissional na Área da Saúde (Cetas); Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp); Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e Casa Civil.

Mobilização reuniu voluntários em Porto Velho

A Agevisa participou das quatro equipes de trabalho compostas por técnicos e voluntários para atuar em bairros da Capital. Cada equipe foi designada para realizar trabalhos de conscientização em regiões estratégicas, tendo como polos de concentração a Escola Estadual Major Guapindaia, no Bairro São João Bosco; Escola Estadual Jorge Teixeira, no Bairro Ulisses Guimarães; Escola Estadual Eduardo Lima e Silva, no Bairro Nova Floresta e a Escola Estadual Araújo Lima, no Bairro Nova Porto Velho.

ESTRATÉGIA

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, as ações preveem medidas importantes para combater a proliferação de criadouros e, consequentemente, a dengue. “Trata-se de um momento de união de esforços de toda a população na luta contra a doença. As orientações são fundamentais, todo cidadão deve estar atento sobre os cuidados que devemos adotar para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. Vamos todos unidos nesta missão pelo bem da saúde da população rondoniense”, ressaltou.

Maria do Socorro recebeu orientação

As equipes de trabalho tiveram como missão conscientizar e instruir os moradores das regiões próximas às escolas, sobre os perigos da dengue e as formas de prevenção. O diretor da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima explicou que, enquanto os técnicos distribuíam panfletos educativos e realizavam paradas educativas junto à comunidade, uma equipe de comunicação realizou um monitoramento aéreo das áreas, a fim de identificar possíveis criadouros do mosquito, facilitando assim a atuação das autoridades municipais de vigilância.

COMUNIDADE

Para a dona de casa, Maria do Socorro, 55 anos, moradora do Bairro Ronaldo Aragão, na zona Leste de Porto Velho, a ação ampliou os conhecimentos sobre os cuidados para não ser alvo da dengue. “Já peguei malária quatro vezes e dengue uma vez, morro de medo de pegar de novo. O meu bairro é no setor chacareiro, tem mata virgem e o charco atrai muitos mosquitos, por isso tomo cuidado. Os técnicos passaram por mim e instruíram sobre mais cuidados para evitar a contaminação” pontuou.

A mobilização foi estendida para as cinco Regionais de Saúde do Estado, abrangendo as cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. Foram distribuídos 36 mil folhetos educativos destinados para os municípios e 30 mil à Capital. A expectativa é que essa mobilização educativa sensibilize a população e contribua para a redução dos casos de dengue em Rondônia.

A ação ocorreu em acordo com o Decreto n° 28.953, de 6 de março de 2024, quando o Governo do Estado deu início à mobilização denominada “Dia ‘D’ de Combate à Dengue” no estado de Rondônia.

Texto: Aurimar Lima
Fotos: Aurimar Lima

Ariquemes, Cacoal, Cidadania, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Porto Velho, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rolim de Moura, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Vilhena