IMUNIZAÇÃO

Em Guajará-Mirim, equipe da Agevisa reforça importância de vacinar e dar transparência sobre os dados de vacinados contra a covid-19

04 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Durante a visita, foi abordada a implantação do Centro de Informação Estratégicas de Vigilância em Saúde de Fronteira

Profissionais da Saúde que atuam em Guajará-Mirim receberam informações, durante visita da equipe da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), ao município, sobre a importância de notificar os dados sobre as vacinas aplicadas no Painel covid-19, sistema criado especificamente para dar transparência às informações sobre a doença no estado de Rondônia.

A diretora-geral da Agevisa, Ana Flora Gerhardt, juntamente com técnicos do setor de imunização da Agência, visitaram o Laboratório de Fronteira (Lafron), o almoxarifado, local que detém o controle das vacinas e fizeram uma visita à Secretaria Municipal de Saúde. “Conversamos sobre a importância de acompanhamento sistemático dos imunizantes, solicitamos que dessem ênfase ao antivírus e que priorizassem a vacina da covid-19, para que haja segurança para à população”.

Durante a visita, também foi abordada a implantação do Centro de Informação Estratégicas de Vigilância em Saúde de Fronteira (Cievs/fronteira). “É muito importante a implantação do Cievs de fronteira em Guajará-Mirim, o que demonstra ser uma facilidade e o fato de o município já ter os equipamentos para atuação”, citou Ana Flora.

A equipe visitou a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), no sentido de motivar, vacinação da população indígena, que possui resistência à imunização contra a covid-19.

A equipe visitou, ainda, o município de Nova Mamoré, passando pela Secretaria Municipal de Saúde, e pela Sala de Vacina, e no local foi discutida sobre a importância de intensificar a vacinação. “Durante nossa visita, parte da equipe estava ausente, atuando numa área rural, mas deixamos todas às recomendações acerca da imunização e inserção dos dados do público vacinado no Painel Covid-19, para que possamos dar transparência à vacinação”, finalizou a diretora.

Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Frank Nery