SAÚDE

Eficiência e melhoria da atuação das ações de vigilância sanitária são debatidas em Encontro Nacional, em Brasília

29 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia esteve representada no evento pela gerente Técnica de Vigilância Sanitária da Agevisa

Com o objetivo de promover a qualificação e melhoria da atuação e eficiência, nas ações de vigilância sanitária, realizadas em todo o país, Rondônia participou em Brasília do Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais de Vigilância Sanitária.

A expectativa dos organizadores do evento é que melhore a organização, gestão e o planejamento das ações do órgão em todo o país, de forma integrada realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

RONDÔNIA

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou que, o evento é importante para fortalecer os laços entre os gestores que atuam no sistema, facilitando a cooperação técnica e a troca de informações entre as unidades. “A inserção de todos nos processos de trabalho e de atuação da Vigilância Sanitária no Brasil, contribuem para o planejamento e desenvolvimento de ações realizadas no Sistema Único de Saúde – SUS, que atendem os rondonienses”, salientou.

Segundo o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, o alinhamento do Sistema incluiu situações importantes como a organização, descentralização, planejamento e financiamento, “mas acima de tudo, cuidados com serviços, produtos e atenção à saúde humana”, afirmou.

De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária da Agevisa, Maria Leiliane, o evento promoveu a cooperação e a troca de informações entre os estados participantes, “os desafios da Vigilância Sanitária em todo país foram colocados em pauta durante o encontro, isso vai contribuir para melhoria da organização, gestão e do planejamento de ações do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária de Rondônia. A novidade também é a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ e do Gerenciamento do Risco Sanitário”, finalizou.

Texto: Aurimar Lima
Fotos: Conass