IMUNIZAÇÃO

Campanha Vacinação será lançada neste domingo em todo o Estado

29 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Campanha de multivacinação será realizada em todos os 52 municípios

O Governo de Rondônia lança neste domingo (1º) a “Campanha Vacinação Sem Fronteira”, que será traduzida em uma grande mobilização de multivacinação em todos os 52 municípios do Estado, além de distritos, vilas e comunidades tradicionais. A Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa vai dar um suporte especial em 18 municípios, dentre os quais se incluem os nove que fazem fronteira com a Bolívia, e outros, onde têm sido registradas as menores coberturas vacinais desde 2020. Nestes municípios a Agevisa vai trabalhar de forma complementar às equipes municipais.

A campanha se desenvolve do dia 1º a 12 de outubro, exceto em Guajará-Mirim, onde, devido a um recente surto de coqueluche registrado no lado boliviano, o Ministério da Saúde emitiu um alerta para que se adotem medidas excepcionais para evitar a introdução da doença no Brasil. Neste município a campanha se estenderá até o dia 15 de outubro, e o dia “V” de Vacinação acontecerá no sábado (7).

O público-alvo da campanha são crianças e adolescentes de até 14 anos e, segundo o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, “o Estado está disponibilizando número suficiente de vacinas para atualizar as cadernetas de vacinas de todo esse público. Contudo, pessoas fora desse perfil que buscarem os postos de vacinação serão igualmente atendidas. A única ressalva é em relação à vacina contra varicela, que está com baixo estoque a nível nacional. A Agevisa recebe os imunizantes do Ministério da Saúde e os distribui com a mesma qualidade para as Regionais de Saúde, que por sua vez, distribuem para os municípios de sua abrangência”, explicou.

A vacinação é considerada uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública no Brasil, em especial pelo importante impacto obtido na redução de doenças nas últimas décadas. Em Rondônia, todos os esforços são direcionados para a retomada das altas e homogêneas coberturas vacinais, não apenas para a vacinação de campanhas, mas também para o elenco do calendário nacional de vacinação de rotina.

Além das vacinas do calendário básico, a Agevisa está com duas campanhas em andamento: contra gripe (Influenza) e contra covid-19, ambas para público a partir de 6 meses de idade. O objetivo é a atualização da caderneta vacinal e com isso evitar a reintrodução de doenças imunopreveníveis.  “É crucial que a população compreenda a importância da vacinação e os perigos associados à falta dela”, advertiu o diretor-geral, Gilvander Gregório de Lima, ao convidar a população a participar da campanha.

DISPONIBILIDADE DE VACINAS

Serão disponibilizadas as seguintes vacinas nas unidades de saúde e pontos de vacinação dos municípios:

Para crianças: vacina contra BCG; hepatite B; poliomielite; rotavírus; Penta; pneumocócica; meningocócica C; febre amarela; sarampo, caxumba, rubéola – tríplice viral; sarampo, caxumba, rubéola e varicela – tetraviral; hepatite A; difteria, tétano e pertussis (DTP); difteria e tétano (dT); papilomavírus; pneumocócica e varicela.

Para mulheres gestantes: vacina contra hepatite B; difteria e tétano (dT) e difteria, tétano e pertussis.

Para os adolescentes: vacinas contra hepatite B; difteria e tétano (dT); febre amarela; sarampo, caxumba e rubéola – tríplice viral; papilomavirus; pneumocócica e meningocócica.

Para o público adulto: vacinas contra hepatite B; difteria e Tétano (dT); febre amarela; sarampo, caxumba e rubéola – tríplice viral; pneumocócica; varicela e, difteria, tétano pertussis.

Texto: Valbran Junior
Fotos: Lucas Maximus

Distritos, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade