IMUNIZAÇÃO

Campanha “Vacinação Sem Fronteira” em Rondônia une esforço coletivo contra doenças preveníveis

21 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A população teve acesso a diversas vacinas disponibilizadas nas unidades de saúde, inclusive com busca ativa

Em uma ação que transcendeu os municípios fronteiriços e alcançou todos os municípios do Estado. A Campanha “Vacinação Sem Fronteira” foi realizada em Rondônia, no período de 1º a 11 de outubro, exceto em Guajará-Mirim, onde se estendeu até o dia 15. A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia – Agevisa, colaborou de forma integrada com as equipes municipais em 18 municípios, dentre os quais nove fazem fronteira com a Bolívia, segundo indicação do Ministério da Saúde.

A chefe do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar da Agevisa, Surlange Ramalhaes informou que, até sexta-feira (20), 43.546 doses foram aplicadas, sendo um marco alcançado graças à parceria entre o Governo do Estado, por intermédio da Agevisa, e os 18 municípios participantes. Um esforço conjunto que visou imunizar a população em diversas frentes, incluindo linhas, escolas, praças, comércios; comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas”.

VACINAÇÃO

A população dos municípios contemplados com a campanha teve acesso a diversas vacinas disponibilizadas nas unidades de saúde e pontos estratégicos de vacinação, desde a BCG e hepatite B para crianças; até vacinas contra hepatite B, difteria e tétano para gestantes; além de uma variedade de opções para adolescentes e adultos, incluindo febre amarela, tríplice viral e pneumocócica. O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima lembrou, “no sábado (7), a mobilização atingiu seu ápice com o dia “V” de Vacinação, marcando um esforço conjunto entre Estado e municípios. Os municípios, que incluíram cidades fronteiriças como Guajará-Mirim e Nova Mamoré, somados à capital Porto Velho, foram fundamentais nessa jornada de imunização”.

A Agevisa desempenhou um papel fundamental nesse processo, recebendo os imunizantes do Ministério da Saúde e garantindo uma distribuição eficaz e equitativa para as Regionais de Saúde, que, por sua vez, repassaram para os municípios de sua abrangência. Além das vacinas do calendário básico, duas campanhas estavam em andamento contra gripe e covid-19, ambas direcionadas a públicos a partir de 6 meses de idade. A mensagem central era a atualização da caderneta vacinal da população, visando evitar a reintrodução de doenças imunopreveníveis.

DESAFIOS E METAS

A campanha virou uma batalha contra doenças preveníveis

Em 2022, Rondônia não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, e em 2023, 13 municípios foram priorizados para impulsionar as coberturas vacinais. O estado enfatizou não apenas as campanhas, mas também a importância do calendário nacional de vacinação de rotina.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou sobre a campanha de vacinação que, “é um esforço árduo para evitar que as pessoas adquiram doenças evitáveis por vacinas, e a campanha reforçou a importância da conscientização da população. O alerta foi claro no sentido de fazer com que se compreenda a importância da imunização como  investimento fundamental para a saúde coletiva e para prevenir os perigos associados à ausência da vacinação” pontuou.

Em meio a desafios, a Campanha “Vacinação Sem Fronteira” em Rondônia emergiu como um exemplo de cooperação entre Governo do Estado e municípios, em  uma batalha conjunta contra doenças que podem ser evitadas. “O esforço coletivo visava não apenas o presente, mas um futuro mais saudável para todos os rondonienses”, finalizou Gilvander Gregório.

Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon