Governo de Rondônia
12/06/2024

MAIO LARANJA

Campanha “Faça Bonito” promove seminários em municípios de Rondônia 

14 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Os seminários estão sendo realizados dentro da programação da campanha “Faça Bonito”

Os seminários estão sendo realizados dentro da programação da campanha “Faça Bonito”, tema do Maio Laranja, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece no dia 18 deste mês. Toda a ação está sendo executada por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), municípios e parceiros institucionais e não-governamentais.

As propostas efetivas para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, começaram a surgir  já no segundo seminário estadual. A abertura do evento aconteceu em Porto Velho, em referência à campanha Maio Laranja, no início do mês, na quinta-feira (2); o segundo seminário foi realizado entre os dias 7 e 10, em Cacoal. Os seminários ainda serão levados aos municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Rolim de Moura.

MOBILIZAÇÃO

O seminário, realizado na Câmara de Vereadores de Cacoal e organizado pela enfermeira Neuza Amaral, do Caps II do município, reuniu diversos profissionais da área de cuidados e proteção ao público infantil e adolescente. As primeiras propostas foram aprovadas para serem levadas à discussão nas próximas plenárias. O coordenador estadual de Vigilância contra as Violências da Agevisa, Luis Pinto acredita que ainda vão receber contribuições para serem implementadas pela política de vigilância à violência contra crianças e adolescentes.

A coordenadora estadual de Vigilância do Programa Saúde na Escola (PSE), Maria Inês Alves, lembrou que dentre as 14 ações que norteiam o PSE está a programação da cultura da paz, da cidadania e dos direitos humanos. “Estamos mobilizando, sensibilizando, informando e convocando a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, ressaltou.

PROPOSTAS

Quebrar o silêncio, não tratar como tabu, e falar mais sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foi, entre as propostas apresentadas, a que ganhou maior destaque e relevância no seminário de Cacoal. Segundo os profissionais palestrantes, o silêncio só protege o criminoso abusador. Para eles, as famílias devem conversar mais com seus filhos, uma vez que, mais de 70% desses casos ocorrem dentro das próprias residências. Outra proposta é estimular a escuta especializada, mediante a Lei da Escuta Protegida. Essa lei foi criada para acabar com a revitimização de crianças e adolescentes.

JI-PARANÁ E ARIQUEMES

Nesta semana, as equipes da Agevisa e Sesau estão em Ji-Paraná e vão chegar até Ariquemes, para realização dos seminários. A programação teve início na manhã da segunda-feira (13), em Ji-Paraná, com uma passeata para mobilização, no centro da cidade. Em seguida houve a abertura do Seminário, na Câmara Municipal de Vereadores. O evento teve continuidade ao longo do dia. Na quinta-feira (16), as equipes seguem para Ariquemes, onde o seminário será realizado no auditório do Ministério Público Estadual (MPRO).

Na sexta-feira (17) haverá uma programação, preparada pela diretora escolar da Associação das Mães de Autistas de Ariquemes (Amaar), a psicopedagoga Ana Cláudia Andrade, no Espaço Projeto Pequeno Príncipe, no distrito de Bom Futuro. A programação em Ariquemes vai ser encerrada com uma caminhada, cuja concentração vai ser na sede da Amaar, além de pit stop na Praça Quero-Quero.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valbran Junior
Fotos: Cristian Alves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ariquemes, Cacoal, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo