Governo de Rondônia
19/04/2024

SAÚDE OCUPACIONAL

Agevisa promove palestra sobre LER/Dort para servidores

03 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Dia 28 de fevereiro é reconhecido mundialmente como o Dia Internacional de Prevenção contra a LER/Dort (Lesão por Esforço Repetitivo/Doença Osteomusculares Relacionada ao Trabalho), doença que passou a ganhar atenção especial no ambiente do trabalho, por ser considerada  uma questão de saúde pública.

Para celebrar este dia, a Gerência Técnica de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GTVISAT/Agevisa) – em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Rondônia (Cerest/Sesau) e Policlínica Osvaldo Cruz (POC/Sesau) – promoveu na sede da Agevisa, na quinta-feira (26), palestra aos servidores sobre risco e medidas de prevenção da LER/Dort, ministrada pela fisioterapeuta do trabalho, Simone de Oliveira.

1

Fisioterapeuta orienta servidores da Agevisa

O objetivo do evento foi demonstrar aos trabalhadores os riscos relacionados ao ambiente de trabalho, que podem ocasionar lesões, e as medidas simples de prevenção que o servidor pode adotar diariamente para não adoecer.

Segundo Simone Oliveira, mais de 60% da população brasileira sofre com esta doença, que ataca os nervos, músculos e tendões, geralmente, do pescoço, braços e coluna. As enfermidades comumentes encontradas nos acometidos pela LER são: tendinites (inflamações nos tendões), epicondilites (inflamação nos cotovelos) e a síndrome do túnel do carpo (inflamação do punho). A causa advém do movimento repetitivo e do local de trabalho inadequado, que levam o trabalhador a permanecer em posturas incorretas, bem como o ritmo de trabalho intenso e exaustivo, a pressão das chefias e a exigência de produtividade.

As reclamações mais comuns do portador de LER/Dort são: dor, sensação de peso e cansaço, inchaço, formigamento e adormecimento, choque, falta de força nas mãos. Alguns destes sintomas, como cansaço ou dor leve no final de um dia de trabalho, melhoram com o descanso à noite ou no final de semana. Conforme a evolução do quadro, os sintomas ficam mais intensos e duram por mais tempo, não cessando com o repouso e dificultando não só a realização de tarefas simples de casa como também as atividades desenvolvidas no trabalho. Caso isto aconteça, todos os trabalhadores afetados pela doença têm direito a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), que garante o reconhecimento do adoecimento pelo trabalho, estabelecendo a relação causal entre o dano na saúde e as atividades laborais desenvolvidas.

Ao término da palestra, o evento encerrou com a ginástica laboral coletiva orientada pela fisioterapeuta.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lidiane Pereira
Fotos: Emanuelle Pontes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo