Governo de Rondônia
19/04/2024

HANSENÍASE

Agevisa promove oficina de biojoias com foco na inclusão social em Porto Velho

23 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Artesanato e demais produções serão apresentados em desfile no dia 7 de julho

Iniciou na segunda-feira (22), a II Oficina de Biojoias, evento voltado a um grupo de mulheres que passaram ou estão em tratamento contra a hanseníase, e que se estenderá até sexta-feira (26), e terá seu ápice no dia 7 de julho, quando será realizado o desfile com os artesanatos e demais materiais produzidos. As modelos serão as próprias integrantes do grupo Art’s BioHans, além das servidoras da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa e da Miss Rondônia 2023, Thamires Bennesby. O encontro aconteceu na Avenida Governador Jorge Teixeira, n° 491, Bairro Nossa Senhora das Graças, em Porto Velho.

A oficina, promovida pela equipe da Coordenação Estadual da Hanseníase, contou na abertura com a presença do diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, um incentivador do grupo. Ele se tornou fã dos trabalhos feitos pelo projeto BioHans desde a primeira edição, em dezembro de 2021. Na ocasião, suscitou a ideia de levar a oficina para municípios do interior. A segunda edição da oficina de biojoias tem participantes de Alta Floresta, Rolim de Moura e Ariquemes, além de Porto Velho.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a importância do investimento quanto ao suporte necessário para que as oficinas continuem sendo realizadas. “Dessa forma, o Governo vem proporcionando interatividade de ações voltadas ao acompanhamento quanto aos tratamentos, como também, ofertando apoio às atividades, que promovam o bem-estar destas pessoas”, enfatizou.

De acordo com o diretor-geral da Agevisa, “estamos preparando esse segundo desfile, para o dia 7 de julho, às 18h, em Porto Velho. E já pensamos no terceiro, que poderá ser realizado em dezembro”, adiantou, evidenciando ter outros projetos voltados à inclusão e enfrentamento ao estigma e preconceito”, consolidou.

PARCERIAS

A Organização Não Governamental no Brasil, representante nacional de uma ONG holandesa, que luta por um mundo livre da hanseníase e é uma das parceiras do grupo Art’s BioHans desde seu nascimento, nos anos 90, forneceu todo o material para a confecção das biojoias, como furadeiras de bancada, lixadeiras, esmeril, enfim, todo o necessário para a fabricação dos colares, anéis, dentre outros. Neste viés, outros parceiros estão aderindo ao projeto, oferecendo, inclusive, espaços para exposição dos artesanatos e o local para o desfile, que será realizado no dia 7 de julho.

O objetivo da programação é fortalecer a temática da hanseníase, realizando troca de experiências, criação de vínculo e identificação de lideranças, com foco na inclusão social e enfrentamento ao estigma entre pessoas acometidas pela hanseníase.

A psicóloga Edna Botelho, da Coordenação Estadual de Hanseníase, da Agevisa, é a responsável pela assessoria da oficina, que conta ainda com Cristiane Oliveira Nunes, contratada pela ONG como instrutora de artes e design, e colaboração de outros profissionais; como a terapeuta ocupacional, Larissa Martins de Oliveira, da Policlínica Oswaldo Cruz, referência estadual em hanseníase.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valbran Junior
Fotos: Lucas Maximus /Agevisa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo