Governo de Rondônia
16/04/2024

Agevisa promove Capacitação Básica em Hanseníase

24 de junho de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

No período de 23 a 25 de julho de 2013 a AGEVISA por meio da Coordenação Estadual de Hanseníase promove Capacitação Básica em Hanseníase para profissionais de saúde no Hotel Rondon Palace, a partir das 08h.

Essa capacitação tem o objetivo de descentralizar as Ações de Controle da Doença, pois a hanseníase é uma doença infecciosa, crônica e de alto potencial incapacitante, continua representando um sério problema de saúde pública para o nosso país e está entre as doenças perpetuadoras da pobreza, por essa razão faz parte do Programa do Governo Federal, Brasil Sem Miséria. Em 2012, no Brasil, foram diagnosticados 33.303 casos novos, destes 2.246 em menores de 15 anos.

O estado de Rondônia, infelizmente, tem uma contribuição importante nesses números, pois está entre os estados considerados hiperendêmicos pelos critérios do Ministério da Saúde, com a descoberta de 814 novos casos, em 2012.

Apesar da gravidade da doença e dos seus impactos, todos os casos de hanseníase têm tratamento e cura. As deformidades físicas causadas pela doença podem ser evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento correto, imediato e regular.

As Secretarias Municipais de Saúde devem desenvolver ações como busca ativa de casos novos, tratamento e acompanhamento de portadores da doença, prevenção de incapacidades, reabilitação e vigilância dos contatos no domicílio dos pacientes.  A atuação do médico é de fundamental importância, visto que o diagnostico da doença e o acompanhamento de estados reacionais é de competência exclusivamente do referido profissional.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo