18/07/2024

CAPACITAÇÃO

Agevisa orienta profissionais de saúde dos municípios sobre notificação de doenças de interesse para saúde pública

24 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião virtual para alinhamento de informações com as vigilâncias municipais foi conduzida pelos técnicos da Agevisa

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa reuniu esta semana de forma virtual, os profissionais de saúde das vigilâncias municipais de Rondônia. O objetivo do encontro foi orientar quanto à identificação, notificação, investigação e medidas de controle dos casos de doenças, agravos e eventos de interesse para a saúde pública .

As notificações e investigações que constam na lista nacional de doenças de notificação obrigatória, são os dados que alimentam os sistemas de informações da vigilância em saúde. “São esses dados que norteiam a gestão pública no planejamento de ações de vigilância, assistência e demais respostas necessárias e oportunas. Muitas vezes são eles que acendem o sinal de alerta da gestão e do controle social.

A informação repassada para o banco de dados de forma correta é de suma importância para uma melhor análise situacional das doenças que estão ocorrendo no território, evitando equívocos.” disse o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima.

NOTIFICAÇÕES

Participaram do fórum, na última segunda-feira (20), os técnicos da Gerência Técnica de Vigilância em Epidemiológica – GTVEP e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – Cievs da Agevisa. Na reunião foram discutidas, com as vigilâncias, a notificação dos casos suspeitos para sarampo, monkeypox e hepatites agudas de causa desconhecida, assim como definição de caso, exames laboratoriais e investigação epidemiológica.

A gerente técnica da GTVEP Arlete Baldez, que é médica epidemiologista, acompanhou o encontro virtual e participou esclarecendo dúvidas sobre os agravos apresentados. “Dessa forma pretendemos garantir a completa e oportuna investigação, bem como a implementação de medidas de prevenção e controle”.

INFORMAÇÃO SEGURA

Em Porto Velho conversa com técnicos foi presencial na UPA da zona Leste

O coordenador do Cievs, Eduardo Honda ressaltou a necessidade do conhecimento e disposição dos dados nos sistemas de informação. “Com o alinhamento dessas informações pretendemos garantir a sensibilidade na identificação dos casos e oportunidade na notificação, segurança da investigação e medidas de controle para responder os anseios da população e evitar informações equivocadas que trazem incômodo”, ressaltou Eduardo Honda.

Na terça-feira (21) os técnicos da Agevisa utilizaram a mesma estratégia de conversa, mas de forma presencial, para repassar aos profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento – UPA da Zona Leste de Porto Velho, informações sobre monkeyPox (varíola do macaco). A técnica do Cievs Viviane Alves apresentou referências sobre casos suspeitos, sintomas da doença, notificação imediata do caso, investigação laboratorial e epidemiológica dos casos.

Ter mais informações sobre a monkeypox é de interesse da saúde pública, por se tratar de uma doença com potencial ameaça para a saúde pública. De acordo com o Informe da Sala de Situação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde – MS, um total de 11 casos já foram confirmados no Brasil até o último dia 21 de junho.

Texto: Aurimar lIma
Fotos: Lucas Maxumis