Governo de Rondônia
27/04/2024

SEGURANÇA DO PACIENTE

Agevisa comemora 10 anos de programa criado para reduzir danos ao paciente nos serviços de saúde

12 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Segurança do paciente é tema de evento que começa nesta quarta-feira

A partir de quarta-feira (13), as Coordenações de Segurança do Paciente e Controle de Infeção Hospitalar da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa realizam dois eventos simultâneos no Teatro Guaporé, em comemoração aos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente no Brasil. Na ocasião, vão ser realizados o X Encontro Estadual de Segurança do Paciente e o VI Encontro Estadual de Controle de Infecção. O evento segue até sexta-feira (15), com vasta programação.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente – PNSP foi instituído pelo Ministério da Saúde – MS em 2013, mediante Portaria nº 529, de 1º de abril, com o objetivo de criar um programa de contribuição para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde.

O pilar do PNSP apresenta seis metas de segurança do paciente: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.

O governador Marcos Rocha destacou que, “trabalhamos para oferecer cada vez mais serviços dignos e de melhor qualidade para nossa população, especialmente aos usuários da saúde pública. Esse evento é muito importante para que possamos aprimorar nossa prestação de serviços”.

O PNSP tem promovido a implementação de ações de segurança do paciente em todos os serviços de saúde, públicos e privados. De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, após a criação do programa, “houve uma melhora significativa nos indicadores de segurança do paciente, como a redução das taxas de infecção hospitalar e das de mortalidade por eventos adversos”, salientou.

Embora tenha preferencialmente como público-alvo, coordenadores de Segurança dos hospitais, o diretor-geral da Agevisa estendeu o convite à população em geral para participar, em especial, da abertura para este importante evento.

Na quinta-feira (14), após apresentação de um panorama geral da segurança do paciente em Rondônia, aspectos dos serviços oferecidos e avaliação das práticas, haverá um espaço reservado a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, para relato de experiências. A programação terá encerramento na sexta-feira (15), com apresentação das oficinas realizadas por grupos de trabalhos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valbran Junior
Fotos: Lucas Maximus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo