Governo de Rondônia
28/04/2024

PREVENÇÃO

Agevisa capacita servidores para executar teste rápido de HIV e hepatites

26 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Aula prática em teste rápido.

Aula prática em teste rápido.

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho realizou, do dia 22 até esta sexta-feira, 26 de junho, o curso de capacitação para executores em teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C na capital.

Participaram do treinamento 80 profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros, biomédicos e odontólogos) dos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Espigão do Oeste e Ji-Paraná. O objetivo do curso é capacitar estes profissionais na execução de testes rápidos fortalecendo o diagnóstico precoce no estado de Rondônia. A metodologia permite que o indivíduo receba o resultado em até 30 minutos.

Para ministrar o curso, a Agevisa contou com os técnicos Natanael da Costa Arruda, coordenador estadual de DST, AIDS e Hepatites Virais, e enfermeiras Cleidinéia Marciana do Amaral e Rosely Antunes da Silva Alves.

Qualquer pessoa que queira saber sua condição sorológica deve procurar uma unidade básica de saúde de sua cidade. No estado, o serviço de testagem está disponível nos Serviços de Atendimentos Especializados (SAEs), policlínicas, maternidades e hospitais de urgência e emergência.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lidiane Pereira
Fotos: Cleidineia Marciana
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Evento, Governo, Saúde, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo