Governo de Rondônia
01/05/2024

CAMPANHA

Agevisa apresenta Plano de Aceleração da Vacinação contra a covid-19 para profissionais da Saúde

06 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Em reunião, Plano de Aceleração da Vacinação foi detalhado aos profissionais da Saúde de Rondõnia

Profissionais que atuam no setor da Saúde conheceram detalhes do Plano de Aceração da Vacinação contra a covid-19, elaborado pelo Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira (6), em Porto Velho.

Maria Arlete Baldez, gerente de Epidemiologia da Agevisa apresentou as seis premissas do Plano para os profissionais, detalhando cada fase a ser cumprida. “Nossa maior preocupação é com relação a variante Delta, do coronavírus, por isso o empenho em reforçar a importância da população tomar as duas doses da vacina”, frisou.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, reforçou a importância da integração entre as equipes de saúde, em se tratando de vigilância e do empenho da população, na manutenção das ações sanitárias. “Cada um de nós temos uma função nessa luta: nós enquanto vigilância, planejando e desenvolvendo ações para combater o vírus e população mantendo os protocolos de saúde”.

Na mesma reunião, profissionais da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial de Saúde (OPAS) apresentaram o resultado da visita realizada ao Estado de Rondônia.

OPAS

Entre as boas práticas foram elencados: equipe de vigilância qualificada e bem engajada; integração da Vigilância em Saúde com equipes da Atenção Básica, realizada pelos municípios; inteligência artificial (projeção) como ferramenta para a tomada de decisão diante da pandemia da covid-19; a instituição e atuação da Sala de Situação; automatização dos processos dos principais indicadores – criação de um grupo de tecnologia da informação em saúde; elaboração periódica de boletins e informes epidemiológicos; vigilância do óbito materno no cenário da covid-19 e priorização da vigilância de gestantes (resultados laboratoriais e rastreamento de contatos. “Percebemos uma interface muito positiva entre a vigilância e várias equipes da Saúde”, destacou Rodrigo Stabeli, consultor de Emergência, Catástrofe e preparação em Saúde Pública da OPAS.

Equipes da OPAS estiveram em Rondônia e no período de uma semana visitaram diversos órgãos de Saúde em funcionamento do Estado, incluindo a Agevisa, com o objetivo de conhecer as práticas adotadas de combate à covid-19.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Mineia Capistrano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo