SAÚDE

Ações para imunização do Governo de RO serão pauta com o Ministério da Saúde na próxima semana

03 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Agevisa vai receber visita do Ministério da Saúde que realizará uma reunião estratégica com os técnicos da imunização

Nos dias 8 e 9 de abril, o Governo do Estado de Rondônia vai receber a visita do Ministério da Saúde (MS), para a realização de uma reunião estratégica com os técnicos da imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa). Os representantes do MS realizam visitas às redes de frio estabelecidas no interior do Estado, fortalecendo a logística e a infraestrutura necessária para o armazenamento de vacinas. E, outra ação governamental importante é a participação da equipe de imunização da Agevisa no XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que ocorrerá em Porto Alegre-RS, de 30 de junho a 03 de julho.

OFICINA

Durante o evento será realizada a Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, destacando trabalhos focados em imunização. O técnico da Vigilância Ambiental, Cesarino Aprígio, e da Vigilância Epidemiológica, Arlete Baldez foram convidados para serem examinadores na banca que selecionará os trabalhos municipais a serem apresentados na oficina.

Segundo o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, as equipes municipais desempenham um papel fundamental nas estratégias de aumento da cobertura vacinal em todo o país.

As inscrições para o público em geral e a programação detalhada serão disponibilizadas em breve nos canais oficiais do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), proporcionando uma oportunidade para profissionais e interessados se envolverem e contribuírem para o avanço da imunização no país.

CAPACITAÇÃO

Nos dias 23 e 24, ocorrerá uma capacitação em microplanejamento, com o intuito de qualificar os profissionais envolvidos na imunização nos municípios. Este processo visa sistematizar as atividades de vacinação, incluindo programas de rotina, campanhas de multivacinação, entre outros.

“O objetivo é elevar as coberturas vacinais, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a meta de alcançar coberturas superiores a 95% em níveis local, municipal, estadual e nacional”, pontuou o diretor da Agevisa.

CONGRESSO

Uma outra importante iniciativa da equipe de imunização da Agevisa é a participação no XXXVIII Congresso do Conasems, que ocorrerá em Porto Alegre (RS), no período de 30 de junho a 3 de julho. Este encontro nacional proporcionará uma plataforma para promover discussões abrangentes sobre as experiências, estratégias e ações municipais de imunização em todo o país, contribuindo para o fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Texto: Aurimar Lima
Fotos: Frank Nery