14/08/2024

PROMOÇÃO À SAÚDE

Ações de vigilância sanitária que promovam saúde são evidenciadas na Semana de Vigilância Sanitária

14 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicos de vigilância sanitária de todas regiões do estado participam do evento

Com o objetivo de debater os desafios para dar maior visibilidade às ações de vigilância sanitária que promovam a saúde, o governo de Rondônia deu início na terça-feira (13) à 6ª Semana de Vigilância Sanitária, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), em Porto Velho. O evento acontece até 15 de agosto, e reúne técnicos da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) e profissionais que trabalham na vigilância sanitária de todas as regiões do estado.

A Semana de Vigilância Sanitária traz o tema “Desafios à visibilidade das ações e promoções à saúde”, realizada em parceria entre a Agevisa/RO, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empesa (Sebrae) e Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a importância do evento, como uma oportunidade de capacitar os técnicos do sistema de vigilância sanitária dos municípios e prepará-los para estarem em sintonia com as exigências, tanto do serviço público quanto do mercado, dentro de uma perspectiva de crescimento e desenvolvimento do estado. “O governo tem investido em iniciativas voltadas ao controle e monitoramento sanitário de produtos e serviços, bem como, no aprimoramento no planejamento e gestão de atuações.”

Presente na abertura do evento, o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima salientou ao dar as boas-vindas aos participantes e palestrantes, que, falar de vigilância sanitária, é falar de saúde pública de qualidade. “Quando se discute sobre vigilância sanitária, em muitos casos, se confunde com ação de fiscalização. É preciso quebrar esse paradigma. Vigilância sanitária é muito mais. É saúde, é prevenção, é combate às endemias; estamos falando de garantir alimentos, produtos e serviços de melhor qualidade para a população. É por meio de uma comunicação mais eficiente que vamos conseguir dar mais visibilidade a essas ações e promoções.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Valbran Junior
Fotos: Lucas Maximus

Capacitação, Evento, Governo, Municípios, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade