02/07/2024

JULHO AMARELO

Ações de prevenção, vacinação e tratamento das hepatites virais são intensificadas pelo Governo de RO

01 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Em busca de fortalecer o programa de prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, o governo de Rondônia iniciou, nesta segunda-feira (1º), a campanha de conscientização “Julho Amarelo”, mês voltado às iniciativas que têm por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle dessas doenças. A ação será desenvolvida por meio de palestras, distribuição de kits de prevenção, testes-rápidos, vacinação e, nos casos de necessidade, encaminhamento para tratamento.

Em Rondônia, além da mobilização de conscientização sobre as hepatites virais, foi incluído também na programação do Julho Amarelo, sífilis e HIV. O trabalho será intensificado ao longo de todo o mês, através de diversas ações de prevenção, como palestras e distribuição de kits contendo preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e material para auto-teste de HIV, destinado ao público maior de 18 anos; além da realização de testes rápidos para hepatite B e HIV, vacinação e encaminhamento para tratamento.

PRÉ-CAMPANHA

No período de 25 a 27 de junho, a equipe da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) e organismos parceiros realizaram ações no Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro Pop), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Capitão Cláudio Manoel da Costa, no bairro Cidade do Lobo, em Porto Velho. A equipe da Agevisa/RO, liderada pela coordenadora estadual das hepatites virais, enfermeira Francilene Alves de Miranda, reuniu a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para esclarecimentos acerca do tema, e na quinta-feira (27), também  realizou ações na Unidade de Saúde José Adelino, zona Leste da Capital.

Somente na semana passada, durante a pré-campanha do “Julho Amarelo”, foram realizados 388 testes rápidos para detecção de hepatite B. As ações foram desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Organização não Governamental (ONG) Beradeiro.

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, esteve acompanhando a ação na Escola Capitão Cláudio. Na oportunidade, falou aos alunos sobre a necessidade de estarem atentos para os cuidados de prevenção, especialmente com a vacinação contra a hepatite B. “O governo tem se empenhado em alcançar a meta de atingir 95% de cobertura vacinal em todo o estado, desde a primeira infância”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO

Nesta segunda-feira (1º), a equipe integrada esteve na Capitania de Portos de Porto Velho, onde foram oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis,  e hepatite B e C.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Valbran Junior
Fotos: Lucas Maximus e Pedro Adilon/Agevisa

Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade