18/10/2024

CRISE HÍDRICA

Governo do estado intensifica distribuição de hipoclorito e orienta sobre o uso adequado do produto

12 de outubro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Agevisa/RO realiza distribuição de hipoclorito para as Regionais de Saúde e Defesa Civil

Em um esforço contínuo do governo de Rondônia para atender às comunidades afetadas pela crise hídrica e assegurar a saúde da população, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO), que faz parte do Comitê de Crise Hídrica instituído pelo Decreto n° 28.613, de 28 de novembro de 2023, distribui hipoclorito de sódio 2,5% em todo o estado. Além da distribuição, a Agevisa/RO reforça a importância das orientações sobre o uso adequado do produto. O Comitê articula ações integradas, em resposta às situações emergenciais ocorridas nos municípios, enquanto perdurar o período de estiagem.

O hipoclorito, um produto amplamente utilizado na década de 1990 para combater a epidemia de cólera, é essencial para prevenir doenças de transmissão hídrica, como leptospirose, hepatites A e E, e gastroenterites agudas, incluindo diarreias. O produto é disponibilizado pelo Ministério da Saúde em frascos de 50 ml, priorizando a distribuição para populações que não têm acesso a água tratada. É essencial para a desinfecção de água destinada ao consumo humano em regiões que fazem uso de água proveniente de soluções alternativas coletivas (SACs) e/ou soluções alternativas individuais (SAIs). Esse insumo é parte de uma estratégia mais ampla de controle de doenças, especialmente em comunidades vulneráveis.

“Em Rondônia, a Agevisa coordena um programa chamado Vigidesastres, que é responsável por organizar o repasse do hipoclorito para as gerências regionais de saúde (GRS) localizadas no interior do estado, que, por sua vez, distribuem o insumo aos municípios de suas respectivas áreas de abrangência. No caso de Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a Defesa Civil e o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) retiram o produto diretamente do almoxarifado da Agevisa”, explicou o coordenador do programa, José Maria Prestes.

DISTRIBUIÇÃO EM 2024

Ao longo de 2024, o programa Vigidesastres distribuiu 28.650 caixas de hipoclorito de sódio 2,5%, equivalente a 1.432.500 frascos. A distribuição começou em fevereiro, quando a gerência de Rolim de Moura recebeu 2.200 caixas, mesmo número destinado à gerência de Ji-Paraná em março. Outros gerências e instituições foram beneficiadas nos meses seguintes, como Cacoal e Vilhena, que receberam 500 e 1.750 caixas em abril, respectivamente. Em maio, Ariquemes recebeu 2.250 caixas, enquanto a Defesa Civil e o Dsei de Porto Velho foram contemplados com 500 e 1.000 caixas cada. Em junho, a gerência Ji-Paraná e a Semusa de Porto Velho receberam 2.250 e 1.000 caixas, respectivamente.

A distribuição continuou no segundo semestre. Porto Velho recebeu mais 3.000 caixas em julho, e Ji-Paraná e Rolim de Moura foram contempladas com 2.500 e 1.500 caixas em agosto. A maior remessa do ano foi para Ariquemes, com 4.000 caixas em setembro. O cronograma de distribuição foi concluído em outubro, com a Semusa de Porto Velho recebendo 3.000 caixas adicionais.

O hipoclorito não deve ser usado em poços amazônicos

USO CORRETO DO HIPOCLORITO

Para a desinfecção da água, a recomendação é adicionar duas gotas do produto a cada litro de água, esperar 30 minutos e, então, consumi-la. Essa prática simples e eficiente pode prevenir uma série de doenças de transmissão hídrica, especialmente em áreas onde o acesso a água potável é limitado.

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima disse que, o programa tem como objetivo proteger a saúde da população através da gestão dos riscos de desastres naturais, e dispensação de insumos relacionados à qualidade da água. “Ao garantir o fornecimento regular de produtos como o hipoclorito, a Agência colabora para a redução de doenças e agravos, assegurando o bem-estar das comunidades mais vulneráveis.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon

Água, Ariquemes, Cacoal, Cidadania, Crise Hídrica, Governo, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Municípios, Pandemia, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rolim de Moura, Rolim de Moura, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade, Vilhena