Governo de Rondônia
17/08/2024

SAÚDE PÚBLICA

Discussões com ênfase na tuberculose e remanejamento da vacina da dengue foram temas de reunião

17 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Gestores das três esferas governamentais pactuaram ações de melhorias para a saúde pública

Na sexta-feira (16), foi realizada a 7ª Reunião Ordinária e 1ª Reunião Itinerante da Comissão Intergestores Bipartite de Rondônia (CIB/RO), no auditório do Sindicado dos Servidores Federais (Sindisef), em Costa Marques, reunindo representantes da Superintendência do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO).

Assuntos pertinentes à Agevisa/RO e temas essenciais para a saúde pública do estado, com ênfase na imunização, tuberculose e HTLV, foram discutidos durante o encontro. Além disso, a reunião avançou na pactuação da distribuição dos recursos do incentivo financeiro ao combate à tuberculose, conforme estabelecido pela Portaria GM/MS nº 4.869, de 17 de julho de 2024.

DENGUE

Um dos principais pontos abordados foi a homologação da Resolução nº 460/2024, que redistribui as vacinas contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em conformidade com os dados populacionais do IBGE de 2021. Segundo o diretor-executivo da Agevisa/RO, Edilson Silva a importância de uma distribuição eficiente das vacinas o objetivo é garantir que cada dose de vacina chegue ao seu destino final. A Autarquia está trabalhando para evitar qualquer desperdício, seja por perda de imunizantes ou por deixá-los parados nos estoques. Estamos sempre focados em otimizar a logística para que a saúde da população seja priorizada.

VÍRUS LINFOTRÓPICO

Outro tema de relevância foi a inclusão da infecção pelo Vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV) – como notificação compulsória de interesse estadual, abrangendo gestantes, parturientes, puérperas e crianças expostas ao risco de transmissão vertical. A gerente de vigilância epidemiológica da Agevisa/RO, Arlete Baldez ressaltou a importância da nova medida. A notificação compulsória do HTLV significa que todos os casos identificados da infecção devem ser obrigatoriamente registrados e informados às autoridades de saúde. “Isso nos permite monitorar a disseminação do vírus, identificar grupos de risco e implementar ações mais eficazes para prevenir a transmissão, especialmente em gestantes e crianças expostas ao risco de transmissão vertical.”

De acordo com o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, a reunião destacou a importância da cooperação entre as diferentes esferas de gestão da saúde em Rondônia, visando o fortalecimento das ações de vigilância e promoção da saúde no estado.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Aurimar Lima
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Costa Marques, Evento, Governo, Políticas Públicas, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo