28/06/2024

MAIO LARANJA

Campanha “Faça Bonito” promove seminários em municípios de Rondônia

14 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Os seminários estão sendo realizados dentro da programação da campanha “Faça Bonito”, tema do Maio Laranja, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece no dia 18 deste mês. Toda a ação está sendo executada por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), municípios e parceiros institucionais e não-governamentais.

As propostas efetivas para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, começaram a surgir  já no segundo seminário estadual. A abertura do evento aconteceu em Porto Velho, em referência à campanha Maio Laranja, no início do mês, na quinta-feira (2); o segundo seminário foi realizado entre os dias 7 e 10, em Cacoal. Os seminários ainda serão levados aos municípios de Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena e Rolim de Moura.

MOBILIZAÇÃO

O seminário, realizado na Câmara de Vereadores de Cacoal e organizado pela enfermeira Neuza Amaral, do Caps II do município, reuniu diversos profissionais da área de cuidados e proteção ao público infantil e adolescente. As primeiras propostas foram aprovadas para serem levadas à discussão nas próximas plenárias. O coordenador estadual de Vigilância contra as Violências da Agevisa, Luis Pinto acredita que ainda vão receber contribuições para serem implementadas pela política de vigilância à violência contra crianças e adolescentes.

A coordenadora estadual de Vigilância do Programa Saúde na Escola (PSE), Maria Inês Alves, lembrou que dentre as 14 ações que norteiam o PSE está a programação da cultura da paz, da cidadania e dos direitos humanos. “Estamos mobilizando, sensibilizando, informando e convocando a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, ressaltou.

PROPOSTAS

Quebrar o silêncio, não tratar como tabu, e falar mais sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foi, entre as propostas apresentadas, a que ganhou maior destaque e relevância no seminário de Cacoal. Segundo os profissionais palestrantes, o silêncio só protege o criminoso abusador. Para eles, as famílias devem conversar mais com seus filhos, uma vez que, mais de 70% desses casos ocorrem dentro das próprias residências. Outra proposta é estimular a escuta especializada, mediante a Lei da Escuta Protegida. Essa lei foi criada para acabar com a revitimização de crianças e adolescentes.

JI-PARANÁ E ARIQUEMES

Nesta semana, as equipes da Agevisa e Sesau estão em Ji-Paraná e vão chegar até Ariquemes, para realização dos seminários. A programação teve início na manhã da segunda-feira (13), em Ji-Paraná, com uma passeata para mobilização, no centro da cidade. Em seguida houve a abertura do Seminário, na Câmara Municipal de Vereadores. O evento teve continuidade ao longo do dia. Na quinta-feira (16), as equipes seguem para Ariquemes, onde o seminário será realizado no auditório do Ministério Público Estadual (MPRO).

Na sexta-feira (17) haverá uma programação, preparada pela diretora escolar da Associação das Mães de Autistas de Ariquemes (Amaar), a psicopedagoga Ana Cláudia Andrade, no Espaço Projeto Pequeno Príncipe, no distrito de Bom Futuro. A programação em Ariquemes vai ser encerrada com uma caminhada, cuja concentração vai ser na sede da Amaar, além de pit stop na Praça Quero-Quero.

Texto: Valbran Junior
Fotos: Cristian Alves

Ariquemes, Cacoal, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade