Governo de Rondônia
27/04/2024

CAPACITAÇÃO

Atualização de Protocolos Clínicos tem como meta coibir avanço do vírus HIV e humanizar tratamento

12 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A palestrante do Ministério da saúde, Alícia Krüger,  falou sobre a humanização do atendimento

Profissionais de saúde da Rede de Atenção do Sistema Único de Saúde (SUS); Vigilância Epidemiológica; Atenção Básica; Serviço de Assistência Especializada (SAE); maternidade; hospitais; e Central de Transplante, que atuam em Rondônia, participam do Curso de Atualização dos Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas para HIV, Aids e hepatites virais na segunda-feira (11) e terça-feira (12). O evento, promovido pelo Governo de Rondônia, tem como finalidade aprimorar conhecimentos e humanizar o atendimento do sistema de saúde.

Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são documentos oficiais do Sistema Único de Saúde a fim de estabelecer os critérios para o diagnóstico de uma doença ou agravo à saúde; estabelecer um tratamento preconizado, com os medicamentos e posologias recomendadas; e o acompanhamento e verificação dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores do SUS.

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) por intermédio da Coordenação Estadual de IST/ Aids e hepatites virais é responsável pelo evento, que tem como intuito desenvolver estratégias para vencer a luta contra o vírus HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima ressaltou que, o evento é importante para atualização dos conhecimentos técnicos, e destacou a necessidade de humanização no acolhimento. “Precisamos reconhecer que todos carecem de atendimento com equidade mantendo uma linha humanizada, garantindo ao indivíduo as políticas de acesso ao SUS, da vigilância ao tratamento”, salientou.

PROGRAMAÇÃO

O curso tem a participação de palestrantes do Ministério da Saúde: assessora de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde, Alícia Krüger; assessora técnica, Beatriz Brittes Kamiensky e os consultores Francisco Álisson Paula de França e Paulo Abrão.

No primeiro dia os profissionais assistiram palestras sobre quebra de estigmas e discriminação; atualizações do tratamento do HIV/Aids em adultos e crianças; atualizações sobre o tratamento e a abordagem da pessoa com Aids, e atualização do PCDT das hepatites virais. No segundo dia os temas foram os métodos de profilaxia pré e Pós-Exposição ao vírus, a PrEP e a PEP, procedimento médico ou sanitário usado frente à exposição com o propósito de prevenir.

CERTIFICAÇÃO

Na quarta-feira (13), a Agevisa vai realizar a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV, uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) para fortalecer a gestão e a rede de atenção do Sistema Único de Saúde. O objetivo é aprimorar as ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes parcerias sexuais e crianças; qualificando a vigilância epidemiológica e os sistemas de informação, monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas voltadas à eliminação da transmissão vertical da sífilis e do HIV.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Pedro Adilon
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo