Governo de Rondônia
22/01/2025

DIREITOS

1º Fórum Integrado de Prevenção Humanização e Diversidade é realizado em Porto Velho

03 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Teve início nesta segunda-feira (3) o 1º Fórum Integrado de Prevenção Humanização e Diversidade com abordagem multidisciplinar. O evento acontece no Rondon Palace Hotel em Porto Velho até as 18h e conta com a parceria da Casa Família Roseta e de ONGs. O Fórum é direcionado aos funcionários da saúde, das casas terapêuticas, acadêmicos da saúde.

1º Fórum Integrado de Prevenção Humanização e Diversidade tem por objetivo acolher e humanizar o atendimento

A coordenadora Epidemiológica HIV/Aids no estado, a enfermeira Gilmarina Araújo, destacou a importância da meta 90/90/90 que consiste em ter, até 2020, 90% das pessoas com HIV devidamente diagnosticadas e realizando tratamento com antirretrovirais e deste grupo 90% com carga viral indetectável.

A diretora geral da Casa Família Rosetta, Giusi Fulco, disse que o Fórum Integrado de Prevenção Humanização e Diversidade foi criado devido às necessidades que as comunidades terapêuticas tem de estreitar os laços com as instituições públicas, visando parcerias mais acolhedoras e eficientes no resultado final junto ao paciente.

A agente de saúde da ONG Transformação de Porto Velho, Karen de Oliveira Diogo, falou sobre os 30 anos da Aids, onde a população LGBT era discriminada mais que nos dias de hoje. Karen também ressaltou a importância do atendimento nas unidades de saúde, para evitar o retrocesso da não adesão e a proliferação do clube do carimbo, onde pessoas portadoras do vírus HIV não são acolhidas ao buscar tratamento e saem proliferando a doença para se vingar, “precisamos discutir essas questões”, afirmou.

A diretora da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Maria Arlete da Gama Baldez, disse que as unidades de saúde de Rondônia oferece a população testes rápidos e preservativos e destacou que os números referentes aos casos de HIV/Aids em Rondônia não são bons e citou aumento no número de casos na faixa etária acima dos 49 anos e citou a importância da parceria com as ONGs.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo