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25/12/2024

COMPRAS PÚBLICAS

Supel capacita servidores públicos com curso de audiovisual voltado a licitações

08 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

A intenção da Supel é continuar com a apresentação do programa audiovisual devido ao volume de interessados

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Licitações (Supel), criou um curso prático de capacitação voltado para servidores estaduais, da área de compras públicas, que podem participar de uma série de vídeos práticos voltados para licitações.

Conforme enfatizou o superintendente da Supel, Israel Evangelista da Silva, são vídeos objetivos destinados aos servidores da área de compras públicas e estão dentro da diretriz do Governo do Estado, que é otimizar as aquisições públicas do estaduais, fazer mais, com maior rapidez e com menos custo.

A proposta da série de vídeos práticos, elaborada em parceria com a Escola de Governo, surgiu quando a Supel realizou pequenos treinamentos com as Unidades de Compras do Hospital João Paulo II, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). Ao identificar que quase todas as unidades do Estado indicaram interesse, a Supel decidiu atender outros órgãos.

O projeto mostrou adesão das unidades, inclusive da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), unidades com maior audiência e que estão sendo grandes parceiras no projeto, conforme destacou o superintendente. Segundo Israel Evangelista da Silva, os temas foram escolhidos a partir da identificação das maiores necessidades dos órgãos. “Então, montamos a série com o foco nesses pontos, abordando-os de forma prática e objetiva”, explica.

Um dos assuntos abordados no curso, por exemplo, é a formulação de termo de referência, cuja finalidade é uniformizá-lo e tornar as características do objeto mais simples e clara possível ou mesmo como descrever as necessidades de capacidade técnica e operacional, com intuito de atestar que a empresa vai executar a contento o serviço solicitado pelo órgão.

Segundo Israel, a intenção da Supel é continuar com a apresentação do programa audiovisual devido ao volume de interessados. Duzentos servidores se inscreveram nessa primeira fase, enquanto que mais de 80 estão na plataforma de reserva online. A plataforma tem no momento esse limite, mas a Supel pretende aumentar para atender a todos os servidores interessados.

O gerente de Tecnologia da Informação, Comunicação e Inovação da Supel, Mahatma Mendes,  destaca o vídeo “Supel responde”, lembrando que a Escola de Governo já constatou a carência de treinamento no interior do Estado, onde a Superintendência absorveu inicialmente a demanda de quatro municípios, aplicando a expertise da criação do termo de referência, o documento inicial da licitação. “A necessidade dos servidores de Cacoal e de Jaru vem sendo atendida, por meio desses vídeos, visto que também tivemos participação deles na nossa série”, informou o superintendente.


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Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


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