Governo de Rondônia
16/01/2025

Rondônia recebe nota ministerial e distribui aos municípios, mais de cem mil doses de vacinas para iniciar a vacinação de crianças

20 d julho d 2022 | Governo do Estado de Rondônia Publicação

Recomendação é vacinar todas as crianças de 3 e 4 anos, com duas doses

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa recebeu oficialmente nesta terça-feira (19), a Nota Técnica Oficial expedida pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações que trata da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa da vacina CoronaVac – covid-19, a crianças de 3 a 5 anos de idade e orientações do Programa Nacional de Imunizações – PNI, para vacinação do público infantil.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, considerando a nota ministerial acerca das orientações para a vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra a covid-19, reuniu-se com a equipe técnica para tratar da Campanha Estadual de Multivacinação, que ocorre todo último sábado de cada mês e sobre a vacinação de crianças.

“A nossa equipe de imunização organizou o transporte de mais imunizantes, que irá abastecer as salas de vacinas dos municípios. Temos 105.440 doses de vacinas da CoronaVac, que estão na Rede de Frio Estadual para distribuição. Em todo o interior do Estado, de acordo com um levantamento feito nos municípios, temos mais 11.220 doses, o suficiente para vacinar as crianças com 1ª e 2ª doses”, informou Gregório.

ESQUEMA VACINAL

O coordenador estadual de imunizações, Ivo da Silva Barbosa informou que a recomendação é vacinar todas as crianças de 3 e 4 anos, com duas doses. O intervalo entre a primeira e a segunda doses da CoronaVac deve ser de 28 dias. “Para o público a partir dos 5 anos, deve ser aplicada a vacina da Pfizer pediátrica, já aprovada para a faixa etária de 5 a 11 anos”.

CAMPANHA

A vacinação é a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra as doenças imunopreveníveis. Reduz, drasticamente, o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

A gerente técnica da vigilância epidemiológica, Maria Arlete da Gama Baldez ressaltou quanto à necessidade da população aderir à campanha de multivacinação, que disponibiliza as doses para o público-alvo da imunização.

“Como nosso Estado tem um estoque de vacina e os municípios também já têm alguns imunizantes, nós consideramos fazer o processo de vacinação, independente de comorbidade, e já podemos começar a vacinação de todas as crianças com faixa etária de 3 e 4 anos. O ideal é fazer uma chamada geral da população para vacinação”, orientou.

  • Publicação autorizada de acordo com o Processo n° 0600299-38.2022.6.22.0000 do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO

Compartilhe


Pular para o conteúdo