Governo de Rondônia
19/04/2024

Com a aproximação do período mais crítico para transmissão da Febre Amarela Agevisa reforça importância da vacinação

12 d setembro d 2022 | Governo do Estado de Rondônia Publicação
vacina

A vacina contra a Febre Amarela faz parte do calendário básico de vacinação, extremamente importante na nossa região porque a febre amarela é endêmica

A Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia – Agevisa vem reforçando a orientação do Ministério da Saúde – MS para que a população tome a vacina contra a Febre Amarela, pois esta é a medida mais eficaz para a prevenção, principalmente com a aproximação do período mais crítico de transmissão da forma silvestre da doença entre os meses de dezembro e maio. Devido ao maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação do vetor, a época coincide ainda com maior atividade agrícola.

Nas áreas urbanas, o vetor do vírus da febre amarela é o Aedes aegypti

De acordo com a gerente técnica de vigilância epidemiológica da Agevisa, Dra. Arlete Baldez, “a vacina da febre amarela faz parte do calendário básico de vacinação, extremamente importante na nossa região porque a Febre Amarela é endêmica. Nas crianças a primeira dose é aplicada aos 9 meses de idade, por isso temos focado nessa fase inicial para que não seja necessário resgatar essa vacinação mais para frente, tendo em vista que agora a vacina contra a febre amarela é dose única, adotada a partir de 2017, e antes tinha a validade de 10 anos”, explicou Arlete Baldez, lembrando que no último sábado de cada mês é feita uma mobilização para atualização dos cartões de vacina da população.

TRANSMISSÃO

A febre amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. Possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é o Aedes Aegypti. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. O Sistema Único de Saúde – SUS oferta vacina contra febre amarela para a população, cuja campanha nacional de multivacinação vai até 30 de setembro. 

Quem recebeu uma dose da vacina antes dos 5 anos deve tomar a dose de reforço

“É Importante ressaltar que o vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa, mas não se deve relaxar em relação à vacina. Temos observado cada vez mais um menor número de crianças vacinadas contra a febre amarela, por isso que ela entra no Plano estadual de multivacinação, que vai até dezembro deste ano, para que possamos resgatar tanto crianças quanto adultos que ainda não receberam a dose única da febre amarela”, salienta a diretora.

Hoje, Rondônia possui uma população vacinável com menores de um ano de 12.896, mas apenas 1.155 estão com as vacinas em dia, o que corresponde a apenas 9% da meta para essa faixa etária. A gerente explica ainda que quem recebeu uma dose da vacina antes de completar cinco anos, também deve tomar a dose de reforço, independentemente da idade que tiver. Essa medida está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS.

  • Publicação autorizada de acordo com o Processo n° 0600299-38.2022.6.22.0000 do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO

Compartilhe


Pular para o conteúdo