Governo de Rondônia
29/03/2024

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite se estenderá até o dia 9; ações reforçam cobertura vacinal em todo Estado

02 d setembro d 2022 | Governo do Estado de Rondônia Publicação

Todas as crianças nessa idade deverão ser vacinadas, com o objetivo de manter o País livre da Poliomielite e erradicar a doença no mundo

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022, acontece até 9 de setembro, em todo Brasil, conforme reforçou a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia – Agevisa que promove em conjunto com o Ministério da Saúde, ações que visam melhorar a cobertura vacinal em todo o Estado de Rondônia com intuito de melhorar a cobertura vacinal em todo o Estado de Rondônia. As ações iniciaram no dia 26 de junho e encerram no dia 31 de dezembro de 2022.

De acordo com o coordenador estadual de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, Ivo Barbosa, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite é direcionada a crianças de 1 ano a 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). “Todas as crianças nessa idade deverão ser vacinadas, para que, possamos alcançar o objetivo de manter o Brasil livre da poliomielite e erradicar a doença no mundo”, explicou o coordenador.

POLIOMIELITE

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989.

A meta de cobertura para a vacina contra a poliomielite deve ser superior a 95%. Em Rondônia o público-alvo é de 110.150 crianças. Até o momento, concordante com a Agevisa, foi atingido apenas 15,40% desse público, sendo aplicadas no total 17.300 doses em crianças de 1 a 4 anos. As crianças que mais tomaram as doses contra a poliomielite são as com idade de 1 ano (18,02%). Já as crianças de 3 anos têm o menor índice de cobertura (13,80%) registrado em Rondônia. “Precisamos que os pais levem os filhos para vacinar, é importante manter o cartão de vacinas atualizado, não só contra a poliomielite. A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos”, ressaltou o coordenador se referindo à campanha de multivacinação em vigor.

ATUALIZAÇÃO VACINAL

Estão disponíveis vacinas contra: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana). A multivacinação é voltada para crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A finalidade de toda essa ação é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95%, para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados, entre crianças e adolescentes menores de 15 anos,  e consequentemente melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

  • Publicação autorizada de acordo com o Processo n° 0600299-38.2022.6.22.0000 do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO

Compartilhe


Pular para o conteúdo