Governo de Rondônia
25/04/2024

Agevisa capacita servidores e intensifica ações de prevenção à dengue em Rondônia

04 d agosto d 2022 | Governo do Estado de Rondônia Publicação

Com a preocupação dos casos de dengue no Estado, servidores dos municípios de Rondônia receberam capacitação

Para manter o controle das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, aconteceu na terça-feira (2) e quarta-feira (3), a capacitação das boas práticas de uso dos produtos Cielo ULV e Natular DT, e instrução para aferição de máquinas e regulagens dos equipamentos UBVs, que é promovido pelo Programa Estadual de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, da Agevisa.

A capacitação aconteceu no prédio do Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, em Porto Velho, onde servidores de mais de 30 municípios de Rondônia receberam aulas teóricas e práticas sobre o uso dos produtos, ações da vigilância entomológica no Estado, regulagem e vazão dos equipamentos.

“A capacitação dos profissionais da linha de frente na prevenção e cuidados à dengue, é mais uma das ações do Governo do Estado para evitarmos o adoecimento da população”, afirmou Gilvander Gregório.

O coordenador, Erenaldo da Cunha esclarece que o objetivo principal da capacitação é orientar os servidores a respeito do registro de atividades feitas com relação ao uso dos produtos, insumos recebidos e o preenchimento dos dados junto ao Ministério da Saúde, com informações sobre a atual situação das doenças nos municípios.

“Mesmo com esse período quente em nossa região, se faz necessário manter os servidores atualizados com relação às atividades que irão desenvolver para dirimir os focos e controlar os casos de dengue e de outras doenças em nosso Estado”, disse Erenaldo da Cunha. O representante da empresa responsável pelos insumos, Cristian Rezende, também palestrou aos servidores.

NÚMERO DE CASOS

Conforme o boletim epidemiológico, 11 municípios de Rondônia estão em situação de alerta para a dengue, entre eles, Alto Paraíso, Alvorada d’Oeste, Candeias do Jamari, Cerejeiras, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Nova União, Parecis, Porto Velho, Rolim de Moura e Santa Luzia d’Oeste.

Ainda de acordo com informações do boletim divulgado pela Agevisa, 24 municípios de Rondônia estão em situação de surto para dengue, Alta Floresta d’Oeste, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Castanheiras, Chupinguaia, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho d’Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, São Felipe d’Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Urupá, Vale do Paraíso e Vilhena.

O município de Presidente Médici encontra-se em situação de surto para dengue e de alerta para chikungunya. Com relação à chikungunya, houve uma redução de 41% dos casos confirmados em Rondônia em comparação a 2021, com apenas 33 casos confirmados este ano.

Sobre os dados alarmantes atinentes à dengue no Estado de Rondônia, o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima declara que a população precisa evitar as doenças causadas pelo Aedes aegypti, da melhor forma possível, limpando os quintais semanalmente e evitando deixar espalhados depósitos que sirvam de criadouros para o mosquito.

  • Publicação autorizada de acordo com o Processo n° 0600299-38.2022.6.22.0000 do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO

Compartilhe


Pular para o conteúdo