Governo de Rondônia
22/07/2024

TRANSPARÊNCIA

Para promover a cultura da integridade e aprimorar os instrumentos de controle, Agevisa adere ao Proin

13 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A cerimônia de adesão da Agevisa ao Programa de Integridade, realizada no auditório da Agência

Com o objetivo de garantir a transparência, a ética e responsabilidade na gestão dos recursos públicos, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) aderiu ao Programa de Integridade (Proin), em uma cerimônia realizada, no auditório da Agência, com a presença do controlador-geral do estado, José de Aquino; do diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima; de gerentes; assessorias e chefes de núcleos.

O programa é uma ferramenta de governança que visa assegurar aos dirigentes, servidores e demais colaboradores, que atuem segundo os valores, princípios éticos e padrões para cumprimento de sua missão, dentro dos limites da legalidade, da eficiência e moralidade administrativa. A ferramenta é estruturada a partir dos eixos: comprometimento e apoio da alta administração; gestão de riscos associados ao tema integridade; e monitoramento contínuo dos atributos do programa.

O Proin foi instituído pelo Decreto n° 26.238, de 19 de julho de 2021,  e é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE).

“Nossa gestão adotava o conceito de ‘compliance’ (cumprimento de leis e regras), por meio da controladoria interna. Com a adesão ao mecanismo da integridade fortalecemos a transparência, a ética e responsabilidade na gestão dos recursos públicos”, destacou o diretor da Agevisa.

Segundo o controlador interno da Agevisa, Ananias Alves Filho, diversos avanços deverão ser registrados, inclusive, na melhoria quanto à prestação dos serviços públicos e no aumento da confiança da população junto ao órgão. “Ações como essas, são primordiais, pois fortalecem, ainda mais, a integridade, ética, e principalmente, a transparência para com a sociedade. É importante ressaltar que haverá diversas outras etapas na implementação, que posteriormente serão divulgadas”, pontuou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valbran Junior
Fotos: Lucas Maximus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo