Governo de Rondônia
18/07/2024

HOMENAGEM

Agência Estadual de Vigilância em Saúde inaugura Galeria de Diretores-Gerais

08 de novembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Galeria é uma forma de homenagear os sete diretores-gerais que já atuaram na Agevisa

Sete diretores-gerais que atuaram na Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) foram  homenageados numa Galeria de Fotos, inaugurada na manhã de quinta-feira (4), na sede da Agência, no edifício Rio Jamari, em Porto Velho. Além da Galeria, os diretores receberam uma placa de homenagem.

Maurício Rodrigues Cesar (02/01/06 a 30/10/06), foi o primeiro diretor da Agevisa. Ele relatou as dificuldades que enfrentou durante o período de criação da Agência e da satisfação de participar da homenagem. “É uma honra estar aqui com vocês, me sinto feliz em saber que fiz parte deste grupo”, disse. “Vale lembrar que a Agevisa é a primeira Agência de Vigilância em Saúde do Brasil e enfrentamos muitas dificuldades no início, os que não eram capacitados Deus capacitou. Trabalhamos bem, felizes e de coração”, comemorou.

O segundo diretor da Agevisa, Telêmaco Ceriolli (31/10/06 a 28/02/07), já falecido foi lembrado no ato de inauguração da Galeria.

O terceiro diretor da Agevisa foi Paulo Moreira de Pádua (01/03/07 a 31/12/07), que lembrou das dificuldades estruturais do antigo prédio, no processo de estruturação da Agência. “Passamos por muitas fases difíceis: trabalhamos num prédio sem condições. Chegou ao ponto de ter pessoas de outros segmentos tentando fechar a Agevisa”, lembrou. “Mas fizemos nossa parte, economizamos e nos esforçamos para levar saúde preventiva para a sociedade. Recebi a notícia sobre esta homenagem com muito carinho e me sinto honrado em fazer parte deste quadro”.

Gilberto Miotto (07/01/08 a 31/12/2010) foi o terceiro a discursar. Contou que mesmo sendo o quarto diretor da Agência, participou do processo de criação da Agevisa, como integrante da equipe técnica, desde o início. “Naquele momento a Agevisa não somente tinha que se organizar em sua sede como nas Regionais de Saúde. Atuamos em todos os municípios, um trabalho muito técnico e conseguimos deslanchar. Foram três anos muito gratificantes. Tínhamos desafios diários. Agradeço por fazer parte dessa história”.

O quinto diretor, Belgrano José Cavalcanti Alves (01/01/11 a 26/11/2012) ressaltou que fazer parte da história da Agevisa não tem preço. “Todos os gestores passam ou vão passar pelas direções administrativas, mas precisam de equipe coesa para trabalhar a saúde pública no Estado de Rondônia. Em dois anos nós enfrentamos surtos diversos: cólera, dengue, malária, dentre outros agravos e naquele tempo necessitávamos de mais recursos, mas enfim, cada um enfrentou um processo”, ponderou. “Obrigada Agevisa por essa singela homenagem. Deus proteja Rondônia”.

Diretores receberam placas para guardarem como recordação

A sexta diretora da Agevisa, Maria Arlete da Gama Baldez, não pôde participar da inauguração da Galeria, em decorrência de viagem, mas foi lembrada e homenageada pelos presentes.

A sétima diretora, Ana Flora Camargo Gerhardt (01/01/2019 a 14/06/2021) ressaltou parte do legado que deixou para a Agevisa, como a implementação do Programa Estadual de Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária (Praissan), Sistema de Vigilância Sanitária Online (VisaOn), representação do Brasil, por meio da Agevisa, no Congresso Internacional de Hanseníase, em Manila, capital das Filipinas, na Ásia, além da realização de inventário de todos os bens permanentes, reforma do CRI no Hospital de Base, inserção da Agevisa no Rondônia Rural Show, cursos de especialização de Vigilância em Saúde, e o principal desafio: o enfrentamento à covid-19. “Sou grata ao Governo de Rondônia por ter dado credibilidade ao meu trabalho. Aprendi que não existe líder sem uma equipe técnica e só foi possível assumir a gestão porque tive sabedoria de Deus e apoio da minha família. Trabalhamos com foco nas ações continuadas, regando os frutos plantados anteriormente, semeei novos frutos e se não fosse competência e envolvimento das equipes não poderia acontecer. Saí da Agevisa com a sensação de dever cumprido. Hoje a covid-19 e a vacinação estão na rotina possível de ser cumprida, é só pegar o leme e velejar”, afirmou.

Foi do atual diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, a ideia de criar a Galeria de Diretores, como forma de relembrar a importância desses gestores na consolidação da Agevisa ao longo de seus 15 anos de criação. “É uma homenagem justa e merecida para cada um dos senhores. Somos tijolinhos e cada um participa de maneira diferente dentro da construção”, disse.

O gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau0, Fernando Máximo encerrou a solenidade agradecendo aos presentes, com reforço da importância de cada gestor ao longo do processo. “Vendo a história e ouvindo os senhores, percebemos que cada um enfrentou uma dificuldade diferente, mas foram elas que contribuíram para solidificar a Agevisa, aumentando e dando credibilidade à Agência. Hoje a Agevisa é uma instituição sólida, com resultados conhecidos nacionalmente como guardiã da saúde do povo de Rondônia. Parabéns a todos que trabalharam arduamente para o fortalecimento dessa batalha, atuando nos locais mais distantes de Rondônia, principalmente nesse período de pandemia”, finalizou.

AGEVISA

Foi por meio do ato de criação da Agevisa que houve a descentralização das áreas sanitária e epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Atualmente a Agevisa é composta por quatro gerências, são elas Gerência Técnica de Saúde Ambiental, Gerência Técnica de Vigilância Sanitária, Gerência Técnica de Epidemiologia, Gerência Técnica da Saúde do Trabalhador e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

Durante o evento foi veiculado um vídeo institucional narrando a história da Agevisa, criada no ano de 2005 com o objetivo de promover educação e prevenção em Saúde. No vídeo institucional, os cinco gerentes técnicos da Agevisa relataram a atuação de cada gerência e o importante papel que desempenham na sociedade, no âmbito da Vigilância em Saúde.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Lucas Maximus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo