Governo de Rondônia
04/05/2024

DIA MUNDIAL DO RIM

Sesau realiza ações preventivas para alertar a população sobre doenças renais

09 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Nas ruas, técnicos da Sesau informam população

Nas ruas, técnicos da Sesau informam população

Atendimentos à população realizados por médicos e enfermeiros do setor de nefrologia da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) – como verificação de pressão arterial, medidas de glicemia capilar, exames de uréia e creatinina – marcam o Dia Mundial do Rim, comemorado nesta segunda-feira, 9, em Porto Velho.

Faz parte da programação a distribuição de água mineral, material informativo e palestras abordando as funções dos rins, as principais situações de agressão renal e, principalmente, orientações de como prevenir as lesões renais.

Para fechar a pauta, a Sesau realiza, também, um debate sobre os aspectos da doença renal crônica, realizando um workshop com os profissionais da saúde das unidades do município e acadêmicos das principais instituições de ensino da Capital.

De acordo com Domitila de Moraes, coordenadora de nefrologia da Sesau, o objetivo é prevenir e conter a incidência de doença renal crônica. Ela afirma que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como um dos principais desafios em saúde pública para as próximas décadas. Tais doenças estão intimamente relacionadas com os hábitos de vida e ao envelhecimento da população mundial, segundo relato da organização.

A Sesau acompanha o programa de metas adotado pela OMS e trabalha com a estimativa de redução da mortalidade por essas doenças até 2022.

Domitila cita, como exemplo, o fato de o Brasil ser um dos primeiros países a aderir oficialmente o programa. Para ela, a DRC passou a ser considerada um dos pilares do Plano de Enfrentamento das DCNT no território brasileiro, devido às ações da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) junto ao Ministério da Saúde (MS) .

A DRC é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. A sua real prevalência não é totalmente conhecida, mas cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. Esse percentual pode aumentar para 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos, deixando evidente que o risco para o seu aparecimento aumenta substancialmente com o envelhecimento.

IMPACTO

A expectativa é que no período de 09 a 15 deste mês, haja uma maior conscientização da população através das orientações feitas sobre a importância da prevenção das doenças renais e do diagnóstico precoce. “Não podemos continuar vivenciando esta dura realidade onde grande parte dos pacientes que iniciam a terapia renal substitutiva desconhecem a doença”, afirma Domitila de Moraes.

Neste ano o foco é alertar a população com relação à adoção de hábitos saudáveis, ingestão de água, mudança de estilo de vida, detecção e auto-cuidado das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica e diabetes.

Estão previstas ações conjuntas entre unidades de saúde, palestras e ação desenvolvida no espaço alternativo, em Porto Velho. Haverá, também, divulgação da campanha no Centro de Diálise de Ariquemes e Feira do Produtor Rural no município.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo