27/04/2024

Hospital Regional de Guajará-Mirim

Governo do Estado de Rondônia

O projeto “Aprimoramento da Infraestrutura Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia” é uma parceria entre a Sesau/RO e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops).

O acordo de cooperação técnica firmado entre as duas instituições tem o objetivo de usar a metodologia do Unops, organismo da ONU especializado em infraestrutura e gestão de projetos, para apoiar no aprimoramento da infraestrutura de saúde pública do estado de Rondônia.

Em uma área de mais de 4.600 metros quadrados, o hospital terá 84 leitos, sendo 50 para pacientes adultos, 12 para pediatria e 8 para lactantes – além de 2 leitos de emergência, salas de parto e consultórios. O projeto contempla inovações de sustentabilidade, que garantirão a redução do desperdício e a economia de água e energia, e de acolhimento, que permitirão um atendimento mais humanizado à população.

A obra permitirá a finalização de três blocos do hospital, em uma área de quase 2.700 metros quadrados, com espaço para: auditório, almoxarifado, biblioteca e salas de aula. No bloco V, serão instalados 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs),  sendo 4 de isolamento; além de posto de enfermagem e a Central de Material Esterilizado. Também está prevista a construção de uma cobertura para a ligação entre o bloco BC e o D.

Com capacidade de 235 leitos, incluindo 40 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e 10 de UTIs para pacientes adultas, a Nova Maternidade de Alto Risco de Rondônia será uma referência para o atendimento de gestantes, parturientes e mulheres puérperas (que acabam de dar à luz). O projeto permite a execução da obra por etapas e contempla inovações para o acolhimento das mulheres e suas famílias, incluindo salas de parto humanizado e uma Casa da Mãe Gestante e Puérpera.

– Edital para contratação da empresa responsável pelo projeto de Guajará-Mirim;
– Edital para a contratação de empresa responsável pelo projeto do Cemetron.
– Edital para contratação de empresa responsável pelo projeto da nova Maternidade de Alto Risco de RO.
– Contrato para a elaboração do projeto referente ao Hospital de Guajará-Mirim.
– Contrato para a elaboração do projeto referente ao Cemetron.

Contrato para a elaboração do projeto referente à nova Maternidade de Alto Risco de RO.

– Edital para contratação da empresa executora da obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim.
– Edital para contratação da empresa executora da obra do Cemetron.
– Contrato para a execução da obra de Guajará-Mirim.

O Unops é o organismo das Nações Unidas que presta serviços de infraestrutura, compras e gestão de projetos para a construção de um mundo sustentável. O Unops trabalha ao lado de seus parceiros, nas áreas de seu mandato, com o objetivo de desenvolver soluções que promovam o desenvolvimento econômico e social.

O Unops está apoiando a Sesau na melhoria da infraestrutura hospitalar em Rondônia, com a finalização das obras de duas unidades (Guajará-Mirim e Cemetron) e a entrega de projetos de arquitetura e engenharia para a Nova Maternidade de Alto Risco.

A parceria também contempla o fortalecimento institucional da SESAU, que vai incorporar a metodologia de gestão de infraestrutura de saúde desenvolvida ao longo do acordo, adotando modelos de gestão de riscos, de controle interno e de compliance alinhados às melhores práticas internacionais.

Não. O instrumento de parceria entre Unops e Sesau se chama Acordo de Cooperação Técnica Internacional. Por se tratar de um organismo internacional, o Unops opera no Brasil por meio desse tipo de instrumento. A cooperação técnica internacional é caracterizada por intervenções temporárias envolvendo parceiros externos (como o Unops) para desenvolver capacidades institucionais e gerar transformações socioeconômicas. Os acordos de cooperação – tanto do Unops quanto de outras agências, fundos e programas da ONU – são fiscalizados pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O Acordo Unops – Sesau para a melhoria da infraestrutura hospitalar em Rondônia tem vigência até 10 de dezembro de 2025.

A obra iniciou em 2 de novembro de 2023 e o prazo de execução previsto é de 10 meses.

O Unops ainda está conduzindo a licitação para contratação da empresa que será responsável pela finalização da obra do Cemetron. Quando houver a assinatura do contrato com a empresa selecionada, o prazo de execução estimado será de 8 meses.