Governo de Rondônia
27/04/2024

DESENVOLVIMENTO

“Selo Diamante” em Transparência reconhece fácil acesso aos dados do Governo de RO

22 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A premiação nacional é resultado do Governo de Rondônia tratar com responsabilidade a transparência  dos dados públicos

Com dados abertos, completos, atuais e acessíveis sobre ações e serviços realizados em benefício da população, o Governo de Rondônia obteve, desde novembro do ano passado, “Selo Diamante” em Transparência Pública e se consolidou como referência no cenário nacional em conduta anticorrupção, uma vez que, permite que seus atos sejam monitorados e fiscalizados por todos os cidadãos, além de se tornar o Estado mais seguro e atrativo para investimentos.

O “Selo Diamante” em Transparência Pública foi concedido ao Governo do Estado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), após serem avaliados mais de 120 critérios como divulgação de dados de receita, despesa; folha de pagamento; convênios e transferências; licitações; obras; acessibilidade e cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Para acompanhar o painel com a colocação do Estado de Rondônia, acesse o link: https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/radar-da-transparencia-publica/panel.html

Essa classificação só é concedida quando as instituições atingem o mais alto grau de transparência dos dados, por meio de seus portais oficiais. Para obter o “Selo Diamante”, é preciso alcançar um nível de transparência entre 95% e 100%, o Governo de Rondônia obteve 99,29%. Além da categoria diamante, os portais são classificados nas categorias ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente.

Quanto mais transparente, mais atrativo Rondônia se torna para negócios e melhoria de qualidade de vida

MAIS QUALIDADE DE VIDA

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a premiação nacional é resultado do Governo de Rondônia tratar com responsabilidade, a gestão de dados e políticas públicas, dando transparência às informações sobre as ações realizadas para atender as necessidades da população.

‘‘O “Selo Diamante” em Transparência Pública é um reconhecimento nacional de que o Governo avança em boas práticas de gestão, os gastos públicos do governo de Rondônia podem ser acompanhados pelos cidadãos, e isso representa mais confiança, tanto para a população quanto a investidores nacionais e internacionais, que fortalecem o ambiente de negócios, proporcionando mais qualidade de vida aos rondonienses’’, salientou o governador.

Avaliação da Transparência do Governo de Rondônia

DADOS TRANSPARENTES

No Estado, esse acesso aos dados do Governo de Rondônia é feito pelo Portal da Transparência, no endereço eletrônico: https://transparencia.ro.gov.br/ e também pelo portal oficial de notícias: https://rondonia.ro.gov.br/portal/.

Assim, com poucos cliques, a população tem acesso às notícias sobre ações realizadas pelo Governo de Rondônia, podendo verificar, também, a estrutura organizacional, os gastos com diárias e passagens áreas dos servidores; horários de atendimentos dos diversos serviços; ficar por dentro das obras que estão sendo executadas, assim como os repasses que são feitos aos municípios, planejamento governamental, investimento em Educação, Saúde, Segurança Pública, Agricultura, entre outros dados.

Segundo o auditor de Controle Interno da Controladoria Geral do Estado de Rondônia (CGE), Kleber Ihida, a evolução da transparência das informações do Governo é resultado de medidas adotadas no gerenciamento de dados. ‘‘Há todo um cuidado no cadastramento das informações consolidadas em sistemas integrados. Além disso, são informações divulgadas em formato aberto, ou seja, divulgação espontânea, sem a necessidade de ser requerida,” afirmou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Nilson Santos e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, LGPD, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo