PROFOCOS

Governo de Rondônia lança 3ª etapa de formações do Programa de Fortalecimento ao Controle Social

28 de agosto de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Nas duas primeiras etapas mais de 1.370 participantes de 46 municípios de Rondônia nos cursos do Profocos da CGE

O Programa Rondoniense de Fortalecimento ao Controle Social (Profocos) da Controladoria Geral do Estado de Rondônia (CGE), chega a sua 3ª etapa, com recorde de público. Nas duas primeiras etapas, mais de 1.370 participantes de 46 municípios de Rondônia, e mais 14 municípios dos estados de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina entre outros estados validaram o Profocos.

Com o sucesso do programa, está sendo lançada a terceira etapa, como explica o controlador-geral do Estado, Francisco Netto, que a presença dos rondonienses cresceu, assim como a participação de pessoas de outros estados nas ações, sendo a Ação 1: Escola de Formação de Auditores Sociais (Efas), a Ação 2: CGE Responde, a Ação 3: Auditoria Covid 360, a Ação 4: Transparência Proativa Covid-19 e da Ação 5: Controle Integrado Covid-19. “As participações cresceram muito, fico feliz de ver mais de 46 municípios de Rondônia e outros estado da federação presentes. Isso significa dizer que a sociedade está abraçando a ideia”, destaca o controlador.

Além disso, Francisco Netto diz que os parceiros estratégicos são importantes, “como a Associação Rondoniense de Municípios (Arom) que propaga a ideia e proporciona a participação de agentes públicos municipais”.

A Escola de formação de auditores sociais, a “Ação 1”, que tem como finalidade promover cursos direcionados à sociedade, com o objetivo de capacitar os cidadãos interessados para atuarem no controle e monitoramento de gastos do Poder Público no combate à Covid-19.

Serão ofertados os seguintes cursos em parceria com a Escola de Governo:

Como buscar dados e informações relativas às despesas de enfrentamento da Covid-19 que, ocorrerá no dia 8 de setembro, das 16h às 18h. No dia 15, o assunto será “Como fiscalizar um processo de despesa da Covid-19”, das 16h às 18h ,e no dia 22 o tópico será “Como fazer denúncias e reclamações de gastos relativos à Covid-19, das 16h às 18h. As inscrições estão abertas no site: http://escoladegoverno.ro.gov.br/cursos-abertos/

“A população também pode continuar enviando suas perguntas pelo nosso formulário no Google Forms, ou através das nossas redes sociais: @cgerondoniaoficial e @cge.ro.  A equipe técnica da CGE responderá as perguntas nas lives do “CGE Responde” transmitidas em ambas as redes sociais nas quintas-feiras alternadamente, a partir do dia 3 de setembro. Além disso, por meio do Portal da Transparência de Gastos – Covid-19 (que pode ser acessado clicando aqui), o cidadão poderá se cadastrar e escolher as informações que deseja receber periodicamente em seu e-mail”, esclarece Francisco Netto.

No controle integrado – Covid-19, “Ação 5”, a CGE, juntamente com a Arom, a União dos Controladores Internos de Rondônia (Ucir) e a Escola de Governo, estará disponibilizando três cursos online direcionados aos agentes públicos municipais e estaduais dos 52 municípios do Estado de Rondônia, a respeito de temas importantes para o controle de despesas no combate à Covid-19.

Iniciando no dia 31 de agosto, com o curso sobre “Cotação de preços em período de pandemia,” das 14h às 16h,  a formação continua no dia 7 de setembro, com tema “Emissão de relatório de desempenho de aquisições destinadas ao enfrentamento da Covid-19”, das 14h às 16h e finaliza no dia 14 com os “Pontos críticos de um processo de contratação destinado ao enfrentamento da Covid-19”, das 14h às 16h. As inscrições estão abertas no site: escoladegoverno.ro.gov.br/cursos-abertos/

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Frank Néry

Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cursos, Distritos, Economia, Educação, Evento, Governo, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia