Governo de Rondônia
08/02/2025

INFORMAÇÃO E DIRETRIZES

Capacitação sobre Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão fortalece transparência pública

08 de fevereiro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

Durante a capacitação, foram abordados diversos aspectos fundamentais do sistema e-SIC

Com o objetivo de capacitar os servidores sobre o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e fortalecer a transparência pública, a Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio da Coordenação da Transparência Passiva, realizou uma reunião técnica para os membros da Comissão Gestora do e-SIC da Superintendência Estadual do Indígena (SI), na quinta-feira (6), em Porto Velho.

Durante a capacitação, foram abordados diversos aspectos fundamentais do sistema e-SIC, incluindo sua base legal, regulamentações e diretrizes estabelecidas pela Lei de Acesso à Informação (LAI). A formação garantiu que os servidores compreendam em profundidade os princípios da publicidade, transparência ativa e passiva, e da necessidade de sigilo nos casos previstos em lei. Com isso, espera-se que, os gestores possam atuar de maneira ainda mais qualificada no atendimento das demandas apresentadas pela sociedade.

Outro ponto central do treinamento foi a apresentação detalhada do passo a passo operacional do e-SIC, incluindo o fluxo de recebimento, tratamento, resposta aos pedidos e recursos de acesso à informação. Foram esclarecidos aspectos práticos do uso da plataforma, bem como os desafios mais comuns enfrentados na gestão das solicitações, permitindo que os participantes adquirissem conhecimento para aprimorar os processos internos da Superintendência Indígena.

AGILIDADE E TRANSPARÊNCIA

O coordenador Dheimison Rizo, destacou a importância da iniciativa, “Nosso objetivo é garantir que os servidores estejam preparados para lidar com as solicitações de informação de forma ágil e transparente, promovendo um serviço público mais acessível e eficiente”, salientou.

Ao final da capacitação, foi reforçada a relevância da transparência como pilar fundamental da administração pública e o compromisso da CGE em promover capacitações continuadas aos servidores. A iniciativa demonstra o empenho em garantir que a gestão da informação ocorra de maneira eficiente, responsável e em conformidade com os princípios democráticos, fortalecendo a relação entre o estado e sociedade. 

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Fonte
Texto: Mirna Carolina
Fotos: Assessoria CGE
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Transparência


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