Governo de Rondônia
29/03/2024

HONESTIDADE

Transparência Internacional – Brasil reconhece avanço do governo de Rondônia no combate à corrupção

30 de novembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Governo de Rondônia recebe relatório com índices positivos da transparência pública do Estado

Em visita institucional realizada nesta quarta-feira (30), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, o Movimento Transparência Internacional – Brasil apresentou balanço do acordo de cooperação técnica, celebrado em 2020 com o Governo de Rondônia e reconheceu o avanço do Estado no combate à corrupção, com a execução de ações estratégicas, inteligentes e precisas, desenvolvidas no âmbito da Controladoria-Geral do Estado – CGE. Além disso, propôs novas parcerias para superação de desafios que envolvem o compromisso com a integridade, o que para Rondônia é considerado uma ótima iniciativa, uma vez que a expertise de instituições sérias pode o auxiliar a atingir metas de promoção de um ambiente, ainda mais forte, em transparência.

No relatório entregue pelo gerente de programas do Transparência Internacional – Brasil, Renato Morgado, ao governador de Rondônia, Marcos Rocha, consta que, em 2020, Rondônia ficou em primeiro lugar em transparência quanto a informações sobre compras e contratações emergenciais ao enfrentamento do coronavírus, e alcançou em julho de 2022, a classificação de ‘‘ótimo’’ no Índice de Transparência e Governança Pública, ficando assim, no quarto lugar no ranking nacional.

“Reconhecemos os esforços do Governo de Rondônia nesse processo de aprimoramento da governança, transparência e os mecanismos de combate à corrupção, que se refletem nos índices alcançados, o que nos assegura que essa nossa parceria para o enfrentando à corrupção está dando resultado no Estado”, disse Renato Morgado.

O governador Marcos Rocha destacou o compromisso em fazer uma gestão honesta, em que os recursos públicos estão sendo aplicados de verdade em serviços e obras importantes para a população.

Na ocasião, o controlador-geral do Estado, Francisco Netto, entregou as certidões negativas de contas do governador, referente a 2019 e 2020, aprovadas, e sem ressalvas

‘‘É muito importante esse trabalho sério que o Governo de Rondônia está desenvolvendo para toda a nossa sociedade. Estamos lutando contra a corrupção e vamos buscar melhorar ainda mais nosso índice de Governança, pois nosso Estado está crescendo com a gestão responsável, por isso estamos colhendo tantos resultados positivos, como o reconhecimento de investidores nacionais e internacionais, de que aqui existem as melhores condições para instalação de negócios; nossa economia é forte, com a manutenção do triplo A em solidez fiscal, temos a menor taxa de desemprego da região Norte e a terceira menor do país’’, avaliou o governador Marcos Rocha.

Na ocasião, o controlador geral do Estado, Francisco Netto, entregou as certidões negativas de contas do governador, referente a 2019 e 2020, aprovadas, e sem ressalvas, atestando assim, o compromisso com a honestidade na gestão do Governo de Rondônia. Ele lembrou que o grande salto para avançar na integridade do Estado aconteceu em abril de 2019, com o lançamento do Pacote Estadual Anticorrupção, que culminou inclusive, com a estruturação do sistema de controle e criação de delegacia especializada, e sinalizou que um novo pacote deve marcar os avanços em transparência no Estado de Rondônia.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec, Sérgio Gonçalves, que também participou da reunião, pontuou que o bom desempenho em transparência é essencial para que o Estado cresça economicamente e avance na melhoria quanto à qualidade de vida da população.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Nilson Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Fiscalização, Governo, Legislação, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo