GESTÃO PÚBLICA

Tema “Ética e Integridade no Serviço Público” é debatido em palestra da Controladoria-Geral do Estado

27 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

No evento foram discutidos os aspectos relacionados à conduta íntegra e transparente no exercício das funções públicas

Promovendo uma administração pública transparente e responsável, o Governo de Rondônia propiciou aos servidores da Controladoria-Geral do Município, uma palestra abordando a “Ética e Integridade no Serviço Público”. O evento, que objetivou estimular a reflexão e o debate sobre os princípios éticos e sua importância para o setor público, aconteceu na terça-feira (26), no Teatro Banzeiros, em Porto Velho.

O debate foi ministrado pelos servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Luiz Afonso Floriani e Anderson Marcelo, e destacou a relevância dos princípios abordados no ambiente de trabalho. Durante o encontro, também foram discutidos os aspectos relacionados à conduta íntegra e transparente no exercício das funções públicas, bem como, estratégias para promover uma cultura organizacional adequada.

Na ocasião, os participantes puderam refletir sobre os desafios enfrentados no cotidiano, assim como, nas melhores práticas para lidar com situações éticas complexas. Além disso, a palestra ofereceu ainda, orientações técnicas para auxiliar os servidores na tomada de decisões em suas atividades profissionais.

ÉTICA E INTEGRIDADE

Para o controlador-geral do Estado, José Alves de Aquino, implementar políticas de ética e integridade em todos os níveis do governo é fundamental para fortalecer a confiança dos cidadãos nas instituições públicas. “Quando o Estado e município estão alinhados nesse esforço, os resultados são mais impactantes e duradouros”, evidenciou.

A iniciativa da CGE em participar do evento, demonstra o compromisso do órgão em fomentar uma gestão pública baseada em princípios de boa governança em suas ações. Através de palestras e outras atividades de capacitação, a Controladoria-Geral do Estado busca conscientizar os servidores e a sociedade sobre a importância de agir com ética e integridade em todas as esferas do serviço público.

Texto: Mirna Carolina
Fotos: Larissa Lopes

Capacitação, Cidadania, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Servidores, Sociedade, Transparência