Governo de Rondônia
22/11/2024

ATENDIMENTO

Mais de 23 mil atendimentos são realizados no Pronto Socorro João Paulo II no primeiro semestre deste ano

05 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O Pronto Socorro João Paulo II é referência no atendimento de alta complexidade em Rondônia

O Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de alta complexidade em Rondônia, deve ultrapassar os 45 mil atendimentos neste ano, número maior que em 2018. Os dados computados até julho deste ano, pelo setor de estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), apontam que nesse primeiro semestre do ano 23.770 atendimentos foram realizados na unidade.

Os dados revelam, ainda, que durante os seis meses deste ano foram internados 7.275 pacientes, 2.196 cirurgias realizadas.

Foram realizados 4.074 atendimentos a pacientes vindos do interior do Estado. O quantitativo representa uma redução de 52% em relação a 2018. O diretor-geral do João Paulo II, Carlos Eduardo Araújo, disse que essa diminuição se deve a várias ações que o governo de Rondônia, através da Sesau, vem realizando no interior do estado.

“Estamos trabalhando diuturnamente para a construção do novo João Paulo, e procurando atender as necessidades das unidades de saúde do interior para que os pacientes possam ser atendidos em sua cidade de origem, sem a necessidade de deslocamento à capital”, afirmou o secretário de saúde Fernando Máximo.

Carlos Eduardo Araújo, diretor geral do JPII

Os números apontam, ainda, que a maior demanda é de Porto Velho. Em média, 75% dos pacientes, da capital, que dão entrada no João Paulo II poderiam ser atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) das zonas Leste e Sul.

O relatório mostra, como exemplo o mês de junho deste ano, que deram entrada no hospital 3.825 atendidos pela clínica médica. Esses pacientes poderiam ter sido atendidos no primeiro momento em uma das UPAs da cidade, sendo encaminhado casos considerados grave para o pronto socorro João Paulo II.

TRÂNSITO

De janeiro a junho de 2019, foram atendidas 2.029 pessoas, todas vítimas de acidentes de trânsito, a maioria provocada por motociclistas. Números que diminuíram, no mesmo período do ano passado foram 2.930. Mesmo com essa diminuição, os acidentes de trânsito ainda preocupa.

Leia mais:

 Grupo SOS João Paulo II monta estratégia para manter atendimento digno e humanizado no Pronto Socorro

 Consultoria do Hospital Sírio Libanês inicia diagnóstico no Hospital João Paulo II

 Engenheiros da Sesau realizam estudos para viabilização do tráfego para o novo João Paulo II


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Jeferson Mota, Daiane Mendonça e arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo