Governo de Rondônia
22/07/2024

CIDADANIA

Projeto Estudante Auditor conscientiza alunos sobre direitos e deveres como cidadãos

18 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O projeto promove valores fundamentais como ética, respeito e responsabilidade social

Com o objetivo de estimular a participação juvenil na comunidade escolar e sociedade, será lançada a 2ª edição do projeto Estudante Auditor, durante o 2º Encontro de Controles Internos, que vai acontecer no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), nos dias 27 e 28 de junho, em Porto Velho. Através do desenvolvimento de habilidades socioemocionais como comunicação, trabalho em equipe e ações práticas de exercício da cidadania ativa, o projeto conscientiza alunos sobre seus direitos e deveres como cidadãos, promovendo assim, valores fundamentais como ética, respeito e responsabilidade social.

Realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o projeto busca transformar estudantes da rede pública de ensino em protagonistas ativos, nas suas comunidades escolares. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, essa é uma iniciativa fundamental voltada aos jovens, visando prepará-los como cidadãos conscientes e ativos. “O projeto não apenas promove valores como ética e responsabilidade social, mas também fortalece a educação em Rondônia, criando uma geração mais engajada na construção de uma sociedade justa e transparente”, enfatizou.

EXPANSÃO 

A primeira edição do projeto Estudante Auditor foi lançada em fevereiro de 2019, após a assinatura de um Termo de Cooperação. Essa iniciativa foi implementada em oito escolas estaduais da Capital, abrangendo mais de dois mil estudantes dos 8ºs e 9ºs anos. Dentre esses alunos, 1.200 participaram ativamente das auditorias nas escolas credenciadas, com duas unidades de ensino escolhidas de cada região da cidade.

Rondônia se destacou como o 4° estado do país e o 1° da região Norte a adotar o aplicativo utilizado no projeto. Esse aplicativo permitiu o registro de informações e fotografias, detalhando sobre as condições das escolas, conforme questionários elaborados pela CGE. Nesta nova edição do projeto, o objetivo é engajar o maior número de jovens das escolas escolhidas para a edição, que promovam o combate à corrupção, transparência e controle social, orientada à disseminação de práticas de cidadania e de protagonismo na escola, que se expressa no compromisso com a conservação do patrimônio público.

ESTRUTURA METODOLÓGICA 

O projeto atendeu mais de dois mil estudantes dos 8ºs e 9ºs anos na 1ª edição

O projeto é estruturado em cinco fases metodológicas que visam engajar e capacitar os alunos para atuarem como agentes de mudança.

  • Realização de pesquisas sobre questões sociais relevantes à comunidade escolar;
  • Identificação de um problema específico a ser resolvido;
  • Formação e realização de auditorias de responsabilidade social nas escolas;
  • Avaliação da aprendizagem;
  • Realização de feedback, culminando no desenvolvimento de projetos inovadores que aumentam a responsabilidade social.

Durante as etapas serão realizadas oficinas de capacitação, destinadas aos professores de cada escola participante, com o objetivo de informar sobre os propósitos do projeto, as particularidades, formas de contato e avaliação.

Para o controlador-geral, José Alves de Aquino, “essa é uma oportunidade para mostrar aos nossos jovens à importância da conscientização e valorização do ambiente escolar. Ao integrar práticas de auditoria e responsabilidade social no ambiente em que convivem, diariamente, estamos fortalecendo a educação e cultivando valores essenciais como ética e cidadania entre os estudantes”, salientou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mirna Carolina
Fotos: Ascom CGE
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo