Governo de Rondônia
25/04/2024

UNIR E FAPERO

Pesquisadores e docentes têm acesso direto a informações públicas, garante a CGE de Rondônia

29 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Resultado de pesquisas são de interesse público, assegura o governo estadual

 

Um sistema eletrônico especialmente voltado para acadêmicos, docentes e pesquisadores facilitará o fomento à produção científica e o acesso a informações públicas para pesquisas e projetos acadêmicos e científicos em Rondônia.

Trata-se do e-SIC Acadêmico (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações à Comunidade Acadêmica), viabilizado pelo Termo de Cooperação nº 3, assinado em 16 de abril deste ano pela Controladoria Geral do Estado (CGE). A apresentação do sistema aconteceu nessa quarta-feira (28), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

A apresentação do e-Sic em Porto Velho

“O propósito dessa ferramenta é possibilitar ao pesquisador o acesso às suas fontes e, acima de tudo, desenvolver a ciência para o progresso do estado”, comentou o controlador geral do estado, Francisco Netto.

Segundo ele, o portal permite o encaminhamento de pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do poder executivo estadual.

O sistema atende a consultas a respeito de pesquisas consolidadas pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e a Pesquisa (Fapero) e pela Universidade Federal de Rondônia.

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão está inoperante entre os dias 29 e 30, para adicionar o novo e-SIC.

Usando o sistema, além de fazer o pedido, o interessado poderá acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado, e receber a resposta da solicitação por e-mail. Ao mesmo tempo, terá condições de apresentar reclamações e consultar  respostas recebidas.

Conheça a Fapero
Conheça a Unir

Leia mais:

Executivo realiza capacitação de servidores para fortalecer combate à corrupção e melhorar uso eficiente do recurso público em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Jeferson Mota e Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo