Governo de Rondônia
19/04/2024

AUDITORIAS

Finanças e Segurança Pública propõem mapeamento de fluxos diários e suplementos de fundos em Rondônia

26 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Controladores internos da Sefin e Sesdec reúnem-se com o controlador Francisco Neto

Controladoria Geral do Estado (CGE) e unidades setoriais das secretarias alinharam trabalho conjunto para implementar em Rondônia o sistema de controle adequado a padrões internacionais.

“A auditoria interna é baseada em riscos e avaliação dos procedimentos de controle”, disse quinta-feira (25) o controlador Francisco Neto, durante reunião com auditores das secretarias estaduais de Finanças (Sefin) e de Defesa, Segurança e Cidadania (Sesdec).

Responsáveis pelo controle interno na Sefin e Sesdec apresentaram à CGE propostas de mapeamento de fluxos diários e suplementos de fundos e elaboraram portarias disciplinando esses fluxos com base na metodologia Coso*.

Nesse mesmo caminho estão as Secretarias de Agricultura, Saúde e de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura. Saúde, por exemplo, informou ao controlador que já organizou calendários de ações e fluxos de pagamento para todo o ano de 2019; Agricultura dedicou-se a organizar o setor de convênios.

O governo atende agora ao conjunto de normas do instituto internacional de auditorias e às diretrizes do Tribunal de Contas do Estado. “Cada órgão ou entidade pode regulamentar seus fluxos de pagamentos”, explicou Francisco Neto.

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, enviará para apreciação da Assembleia Legislativa o Programa Rondoniense de Integridade. Trata-se de lei com 29 artigos. Cada secretaria obedecerá sete pilares abrangentes à gestão de risco e responsabilidade de cada um no controle interno.

*COSO é a sigla de Gerenciamento de Riscos Corporativos – Estrutura Integrada. Trata-se da entidade sem fins lucrativos denominada The Comitee of Sponsoring Organizations, que visa à melhoria dos relatórios financeiros através da ética, efetividade dos controles internos e governança corporativa.

Leia mais:

 Fisco estadual terá novo programa de estímulo à regularização para o empresariado rondoniense


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo