Governo de Rondônia
27/04/2024

INTEGRIDADE

Ética e integridade são pautas de workshop para sensibilização ao Programa de Integridade

01 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O evento reuniu gestores, servidores e colaboradores da instituição

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) realizou na quinta-feira (30), um workshop de sensibilização sobre o Programa de Integridade (Proin), destinado aos servidores da Polícia Técnico-Científica (Politec). A iniciativa teve como objetivo orientar os membros da instituição sobre a adesão ao programa, buscando fortalecer práticas éticas e a transparência no setor público. O evento reuniu gestores, servidores e colaboradores da instituição no auditório do Instituto Médico Legal (IML), e representou um passo significativo em direção a uma nova cultura organizacional. 

PROIN

Executado por meio da Diretoria de Integridade, o programa compreende um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção, fraudes, subornos, irregularidades e quaisquer outros desvios éticos e de conduta; é um dos pilares na estruturação da gestão de processos e das boas práticas de governança, visando a prevenção à corrupção em todas as suas modalidades e contextos.

Durante a apresentação, os representantes da CGE destacaram a importância do Proin na promoção da integridade e prevenção às ações de corrupção. Ressaltaram as diretrizes e benefícios que a adesão ao programa traz, incluindo o fortalecimento da imagem da Politec e a melhoria da confiança da sociedade na instituição. Os membros da Politec tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e discutir maneiras práticas de implementar as diretrizes do programa em suas atividades cotidianas. 

ADESÃO DA POLITEC

Para o controlador-geral, José Alves de Aquino, que esteve presente no workshop, a adesão é o primeiro passo da Politec para o aprimoramento dos princípios éticos e normas de conduta já estabelecidos. “O Proin estimula o comportamento íntegro, fomenta a inovação e estabelece mecanismos eficientes de comunicação, monitoramento e controle; o que contribui para a construção de boas práticas na gestão pública”, salientou.

O comprometimento demonstrado pelos participantes reflete a conscientização crescente sobre a importância de práticas justas e íntegras no âmbito institucional. A adesão ao Proin é uma oportunidade para a Politec, assim como outras secretarias, se consolidar como referência em integridade no cenário estadual.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mirna Carolina
Fotos: Larissa Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo