Governo de Rondônia
28/04/2024

CAPACITAÇÃO

Controladoria Geral do Estado promove apresentação sobre o Plano de Integridade aos servidores do Iperon

17 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A CGE destacou a importância de compreender e adotar os princípios e valores que norteiam o Plano de Integridade

A Controladoria Geral do Estado – CGE realizou uma importante iniciativa, visando fortalecer a cultura ética e promover a prevenção à corrupção, o evento ocorreu na quinta-feira (13). Com a apresentação de sensibilização sobre o Plano de Integridade aos servidores do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos – Iperon, com o objetivo de conscientizar e capacitar os funcionários em relação às diretrizes e práticas do programa.

Durante a apresentação a CGE, por meio da Diretoria de Integridade, destacou a importância de cada servidor compreender e adotar os princípios e valores que norteiam o Plano de Integridade. Foram abordados temas como ética profissional, transparência, responsabilidade, prevenção e detecção de fraudes, além das consequências negativas da corrupção para a instituição e sociedade como um todo. As ações que vêm sendo desenvolvidas nas secretarias em prol do Programa de IntegridadeProin visam fortalecer a confiança da população nas instituições públicas e garantir uma gestão transparente e responsável.

Além dos servidores estiveram presentes o controlador geral do Estado, José Abrantes de Aquino e o presidente do Iperon, Tiago Cordeiro Nogueira. Para o controlador geral,  a iniciativa em promover uma gestão transparente e eficiente é fundamental para a otimização dos recursos públicos, o combate à corrupção e o alcance de resultados efetivos.  Segundo o presidente do Iperon, “é fundamental que todos os colaboradores estejam alinhados com as diretrizes do Plano de Integridade. Isso garantirá a lisura e a confiabilidade dos processos internos”, comentou.

A Controladoria Geral do Estado reforçou a relevância em dar continuidade às ações de sensibilização, promovendo treinamentos periódicos e aprimorando a cultura de integridade no Iperon. Além disso, serão implementados mecanismos de monitoramento e avaliação, objetivando identificar possíveis desvios e garantir a efetividade do Plano de Integridade. O membro da diretoria de Integridade da CGE, Diego Baylão comentou que, “o apoio direto da alta administração na implementação de um Proin eficaz é indispensável para alcançar os resultados desejados, e estabelecer um ambiente de trabalho íntegro como parte essencial da cultura organizacional da administração pública estadual”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mirna Carolina
Fotos: Larissa Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo