Governo de Rondônia
30/04/2024

ENCONTRO

Controladoria Geral do Estado apresenta metodologia para mapear riscos de integridade no setor florestal

29 de abril de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

CGE apresenta metodologia desenvolvida para mapear os riscos de integridade no setor florestal

A metodologia realizada pelo Governo de Rondônia, com ações da Controladoria Geral do Estado – CGE, para mapear os riscos de integridade no setor florestal em especial na exploração da madeira, foi pontuada durante um encontro que aconteceu em ambiente virtual (live), desenvolvido pela rede de articulação Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA, que após tomar conhecimento do trabalho executado pelo órgão de controle rondoniense, sugeriu a apresentação do modelo do Estado que direciona ações para reduzir crimes ambientais.

A ENCCLA discute as práticas de enfrentamento a ilícitos ambientais e fica sediada no Ministério da Justiça e na live contou com a presença de autoridades do Ministério Público Federal – MPF, Polícia Federal – PF, Advocacia Geral da União – AGU, Agência Brasileira de Inteligência – ABIN  e Comissão de Valores Mobiliários – CVM. O material apresentado destina-se a ser exportado para todo o Brasil como modelo de boa prática no campo do mapeamento de riscos florestais, pois conseguiu verificar os principais riscos que afetam o mercado madeireiro.

As metas do Governo de Rondônia para reduzir os crimes ambientais, foram apresentadas na quarta-feira (27), pelo coordenador técnico da Controladoria Geral do Estado de Rondônia (CGE), Rodrigo César.

Apoiados pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, a CGE também obteve da Transparência Internacional Brasil com sugestões técnicas e indicativos de entidades que poderiam dar contribuições para o modelo que foi consolidado pelo Estado de Rondônia.

Segundo o controlador Geral do Estado, Francisco Netto, a população poderá se beneficiar, pois Rondônia segue o modelo de enfrentamento e combate à corrupção. “Este é mais um método para melhoria dos processos de recursos florestais e buscamos inibir práticas odiosas nesse setor”, explicou. Para ele, assim a população consegue ter melhor percepção de que a exploração do setor florestal está sendo levada para uma exploração mais fidedigna e mais transparente.

Ao final do evento ficou definido que outros estados interessados na metodologia de Rondônia poderiam se beneficiar do estudo e implementá-lo em sua respectiva Unidade Federativa.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo